Plano de Exploração da Azores Airlines demonstra claramente o comprometimento da empresa com a Região, afirma Vítor Fraga

0254

O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, em Ponta Delgada, que o Plano de Exploração hoje pela transportadora aérea açoriana “demonstra claramente” o comprometimento da Azores Airlines com a Região, ao assumir os Açores como “uma placa giratória entre a Europa, a América do Norte e a Macaronésia”.

Vítor Fraga, que falava na apresentação do Plano de Exploração da Azores Airlines para o Verão IATA 2017, salientou que este comprometimento está patente na oferta “que vai para além do que é imposto nas rotas sujeitas a Obrigações de Serviço Público, que adequa a oferta à procura na generalidade das rotas, procurando permanentemente o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio”.

Para o titular da pasta dos Transportes, o comprometimento “com os Açores e com os Açorianos, traduz-se na oferta, no decorrer do ano de 2017, de 1.308.957 lugares nas ligações de e para a Região, ou seja, um reforço de 355 mil lugares no que diz respeito à acessibilidade à Região”.

“Esse comprometimento traduz-se também nos novos produtos aqui apresentados, que irão certamente contribuir para o reforço e para o desenvolvimento da nossa economia, pois, ao potenciar a presença de mais passageiros na Região, estes certamente consumirão os nossos produtos, contribuindo para o desenvolvimento de setores de atividade como a agricultura, as pescas e os serviços”, frisou Vítor Fraga.

Na sua intervenção, o Secretário Regional recordou que cabe ao Governo “definir a política para o setor” e, enquanto acionista, “os objetivos macro para a empresa”, cabendo “à equipa de gestão e aos seus colaboradores definir e implementar medidas concretas para atingir os objetivos”.

“O Governo dos Açores reafirma o seu compromisso com o Grupo SATA, para que este prossiga com o seu papel de instrumento estratégico para o desenvolvimento da Região, pretendendo-se, tal como já foi por diversas vezes afirmado, mantê-lo na esfera pública regional”, assegurou Vítor Fraga.

O Secretário Regional frisou ainda que o Governo dos Açores conta “com a Azores Airlines, com o Grupo SATA, com todos os seus colaboradores, estejam eles aqui ou em qualquer parte do mundo, para desenvolver permanentemente um trabalho melhor, que vá ao encontro das expetativas de todos aqueles que utilizam a Azores Airlines para se deslocarem”.

Vítor Fraga recordou ainda que, no passado recente, foi levada a cabo “a maior reforma de sempre ao nível do transporte aéreo na Região, quer através da definição e implementação de um novo modelo de acessibilidades, quer através da definição de novas Obrigações de Serviço Público para o transporte aéreo interilhas”.

“A resistência à mudança, típica em processos de transformação profunda, não deixou de estar presente, mas hoje os números falam por si e dão bem mostra do sucesso das medidas que foram implementadas”, acrescentou.

Nesse sentido, adiantou que, “ao nível do número de passageiros desembarcados nos aeroportos da Região, prevê-se que se atinja em 2016 um valor superior a 1,3 milhões, ou seja, mais 400 mil passageiros desembarcados nos aeroportos da Região que em 2014” (último ano anterior à implementação da reforma do modelo de acessibilidades), significando isto “um crescimento de cerca de 45%”.

Vítor Fraga salientou, no entanto, que “este processo não serviu apenas para isto, serviu também para que o Grupo SATA esteja mais fortalecido, como ficou aqui bem patente nas apresentações que presenciámos”.

Para o Secretário Regional, atualmente vive-se “claramente uma nova realidade, caraterizada por um novo quadro regulatório”, que é “mais exigente, mais dinâmico” e que “promove uma maior concorrência”.

“Tal como sempre acreditámos, o Grupo SATA, assente na capacidade, na competência e na determinação, quer da sua equipa de gestão, quer dos seus colaboradores, respondeu positivamente aos desafios colocados por esta nova realidade”, afirmou Vítor Fraga.

GaCS/HB / Mark Marques | Info-Fajãs

13.12.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *