NAVIO-TANQUE “SÃO JORGE”, encalha no Ilhéu da Praia – Ilha Graciosa

273658657_5135212053190341_3788552766764066399_n

COMUNICADO DA PORTOS DOS AÇORES, S.A

Reação imediata evita catástrofe ambiental com o navio “SÃO JORGE”, na ilha Graciosa.

Verificou-se na madrugada desta terça-feira, 8 de fevereiro, um encalhe do navio-tanque “São Jorge”, no ilhéu da Praia, na ilha Graciosa.

Este acidente marítimo ocorreu após a largada do porto da Praia da Graciosa e saída de bordo do piloto que o assistiu na manobra inicial.

Cerca das 23:30 horas, após o alerta inicial, as autoridades portuárias e marítimas articularam-se no imediato, por forma a prestar auxílio e acudir à emergência.

Da parte da “Portos dos Açores, S.A. (PA) ”, foram empenhados prontamente a lancha de pilotos da administração portuária e feito regressar a bordo o piloto residente, que facilitou a manobra de emergência para o fundeadouro local, por forma a garantir que navio ficasse em águas safas.

Deste acidente resultaram extensos danos nos propulsores e costado do referido navio, que levaram a franca entrada de água na casa das máquinas, a qual foi contida, por selagem da mesma.

Foram ainda selados todos os tanques de combustível, contendo gasóleo e gasolina, garantindo-se preventivamente o perigo de acidente ambiental, junto à costa.

Por precaução, foram ainda empenhados o rebocador “O Bravo” e respetiva guarnição, com origem na ilha Terceira, e meios de esgoto dos Bombeiros da Graciosa, para acudir em emergência.

Foi ainda ativado internamente na PA o Plano de Segurança, prevendo-se a deslocação de outros meios marítimos e recursos de combate à poluição para o local, com vista a permitir conter eventuais derrames que possam vir a verificar-se.

Atento à zona do acidente, fora da zona portuária, encontram-se as Capitanias dos Portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória a coordenar a decorrente situação de emergência, sendo que a Autoridade Portuária (Portos dos Açores, S.A.) a subsidia e mantém-se disponível para minimizar riscos e empenhar os meios necessários a salvar vidas e evitar prejuízos materiais e ambientais graves.

A Portos dos Açores, S.A. mantém-se firme e determinada na prevenção ativa de acidentes marítimos, que possam condicionar as atividades portuárias e constituir-se como focos de poluição, com potenciais impactos e prejuízos ambientais.

Horta, 8 de fevereiro de 2022

O Conselho de Administração da

Portos dos Açores, S.A.

Foto – Portos dos Açores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *