O Museu Francisco Lacerda, em São Jorge, tem patente até 30 de abril uma exposição intitulada “Máquinas do Tempo”, que pretende dar a conhecer a Coleção Carlos Martins, uma das mais interessantes coleções desta instituição.
Trata-se de uma coleção de máquinas fotográficas pertencentes a Carlos Martins, natural de Ponte de Lima e emigrante no Canadá, cuja ligação aos Açores e a São Jorge, em particular, se deve ao seu casamento com uma Jorgense.
O seu gosto pela coleção de máquinas fotográficas revelou-se a partir da década de 90, tendo doado parte do seu espólio ao Museu Francisco Lacerda, em 2001.
Esta exposição pretende retratar a vida dos Jorgenses nos seus variados aspetos, mas também homenagear a imagem dos fotógrafos que, em São Jorge, foram espetadores do passado e que, através da objetiva, perpetuaram aspetos marcantes da história dos Açores.
A exposição “Máquinas do Tempo” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 09H30 às 17H00 e, aos fins de semana e feriados, entre as 12H00 e as 17H00.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS/DRC / Mark Marques | Info-Fajãs
02.03.2017