O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) realiza, sábado e domingo, 12 e 13 de maio, um exercício multivítimas designado “Vigia”, que terá lugar no acesso à Fajã do Ouvidor, no concelho das Velas, em São Jorge.
Este exercício tem como principal objetivo treinar a resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil em situações de acidente multivítimas, assim como testar os Planos Municipais de Emergência dos dois concelhos da ilha, o sistema de notificações automáticas do SRPCBA e a Rede Integrada Telecomunicações de Emergência da Região.
O exercício tem uma duração mínima prevista de quatro horas e consiste na simulação de um acidente com um autocarro de passageiros, com cerca de 60 turistas de várias nacionalidades a bordo, envolvendo pedidos de socorro via 112 e através da aplicação ‘Prociv Azores’, estando prevista a realização de ações de socorro, atividades de desencarceramento, salvamento em grande ângulo e buscas.
Participam neste exercício os corpos de bombeiros voluntários das ilhas de São Jorge e do Pico, as câmaras municipais das Velas e da Calheta, o Comando Operacional dos Açores, as direções regionais da Saúde, das Obras Públicas e Comunicações e do Turismo, o Instituto de Segurança Social dos Açores, a PSP e a GNR.
Com a realização desta atividade, o SRPCBA pretende treinar a estrutura operacional das diferentes entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil, com base no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e, concretamente, no quadro de uma intervenção em caso de acidente multivítimas.
GaCS/SRPCBA / Mark Marques | Info-Fajãs
10.05.2018