BAILINHO DE CARNAVAL vindo de Hilmar, Califórnia atua no Auditório Municipal de Velas (c/ vídeo)

ML

No passado dia 25, terça-feira de Carnaval, decorreu no Auditório Municipal de Velas, na Ilha de São Jorge, a atuação de dois grupos de Bailinhos de Carnaval.

A saber:
Bailinho do Futebol Clube Urzelinense (São Jorge)
Bailinho “Pais e Filhos” de Hilmar, Califórnia – Estados Unidos da América do Norte.

O Info-Fajãs esteve presente em reportagem e entrevista aos responsáveis pelos grupos.

Hoje publica-se reportagem do Bailinho “Pais e Filhos” de Hilmar, Califórnia

Alguns dados:
Bailinho de Carnaval, “Pais e Filhos” de Hilmar, Califórnia, o qual se intitula: “A mão da Fafá”.
O Grupo de Carnaval “Pais e Filhos” foi fundado por Fátima Maciel e Francisco Maciel no ano 2000 na cidade de Hilmar, Califórnia.
O casal emigrou para os Estados Unidos nos anos 70 levando consigo as tradições açorianas, nomeadamente as danças de Carnaval.
Fátima Maciel é natural da freguesia dos Biscoitos, Ilha Terceira, e Francisco Maciel natural da freguesia de Velas, lugar da Beira, Ilha de São Jorge.

Este grupo teve a sua primeira apresentação em fevereiro de 2000, e desde então tem vindo a animar o Carnaval, atuando em 2001 na ilha Terceira nas festas da Praia da Vitória, com uma dança da Espada, em várias cidades do Estado da Califórnia, Canadá e agora novamente nos Açores, nas ilhas Terceira e São Jorge.

Composto por 33 elementos, dos quais, 7 de São Jorge, 2 do Pico, 2 da Graciosa, 1 da Madeira, 16 da Terceira, 1 do México e 4 Luso-americanos, divididos em 16 dançarinos, 9 músicos, 7 personagens e 1 maestrina.
Este ano o grupo “Pais e Filhos” orgulha-se em apresentar o bailinho intitulado “A mão da Fafá”, cujo autor é Hélio Costa natural da freguesia das Lajes, Ilha Terceira, onde reside, sendo o compositor das músicas Jorge Leal, o autor das letras Francisco Maciel, a ensaiadora Fátima Maciel, a costureira Daniela Lopes e a maestrina MaryLou Lourenço.

Imagem, reportagem e edição – Mark Marques
Info-Fajãs – 27.02.2020

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *