A 33ª edição da Semana Cultural das Velas decorre de 02 a 05 de julho, tendo sido apresentados, esta terça-feira, dia 10 de março, o cartaz e vídeo promocional, em conferência de imprensa, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Fernando Daniel, Blaya, Dillaz, Augusto Canário, One Vison (tributo aos Queen) e o Grupo Jorgense Tributo, são os destaques da edição de 2020, daquele que é o primeiro grande Festival de Verão do Triângulo (São Jorge, Pico, Faial).
Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município de Velas, a edição deste ano tem como tema “A Pesca”, contando, uma vez mais, com um amplo programa.
Tal como recordou Mário Soares, Presidente da Associação Cultural das Velas, na conferência de imprensa, “os Festivais de Verão têm ganho cada vez mais importância no panorama cultural do arquipélago, principalmente no grupo Central, onde há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, funcionando quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias”.
Este é, aliás, o objetivo da Semana Cultural, “que seja abrangente a nível etário, que desenvolva a economia local, que sirva de estímulo às instituições. Nós, enquanto representantes da cultura, queremos contribuir para tal”.
Assim sendo, ao nível do cartaz musical, destaque na quinta-feira, dia 2 de julho, a atuação de Augusto Canário, um artista de topo conhecido por ser o “rei do improviso”.
Para sexta-feira, dia 3 de julho, destaque para a atuação do bem conhecido Grupo Jorgense Tributo, que apresentará o seu mais recente CD. Na mesma noite, o palco principal da Semana Cultural recebe os sons de Hip Hop com o rapper Dillaz.
No sábado, dia 4 de julho, será a vez de Fernando Daniel, cantor e compositor português que se tornou conhecido ao vencer a 4ª edição do “The Voice Portugal”.
Para fechar a noite de sábado no palco principal, teremos Blaya, cantora, compositora e dançarina luso-brasileira.
Para o último dia do festival, domingo, 5 de julho, destaque para o tributo aos “Queen” com os One Vision, a maior banda tributo da Península Ibérica.
Outra aposta vai para a manutenção da Tenda Eletrónica, que vem complementar a animação noturna do programa, tornando assim a Semana Cultural ainda mais aliciante para a juventude.
A organização recorda que, a par dos grandes nomes da música, mantem a realização de várias provas náuticas e regatas, assim como inúmeras atividades lúdicas e desportivas.
Exposições, animação infantil, atuações de Bandas Filarmónicas, de Grupos Folclóricos e Desfile de Marchas Populares, são outros destaques de mais esta edição, a par da tradição taurina, com a realização da tradicional Tourada à Corda.
Tal como em anos anteriores, a Organização do evento evidencia esforços para apoiar as Instituições do nosso Concelho, cedendo espaços, a título gratuito, para que possam angariar verbas para as suas atividades.
Mário Soares destaca ainda a realização de mais um ‘Quiosque do Triângulo’ que permite promover os produtos de excelência das três ilhas do triângulo, para além de fomentar laços de proximidade entre estas.
Segundo referiu na conferência de imprensa, “estamos convictos e estamos a trabalhar para que esta seja uma festa com muito sucesso, sempre com a vontade de fazer cada vez mais e melhor para os de cá, para os nossos Emigrantes que nos visitam nesta altura e para aqueles que vêm à descoberta da Nossa Terra”.
Foi deixado ainda um agradecimento às empresas pelo esforço no apoio e patrocínio ao evento, contribuindo significativamente para o orçamento global da festa, a qual contribui, em muito, para o desenvolvimento do Concelho e da economia local.
Imagem, reportagem e edição – Mark Marques
Info-Fajãs – 12.03.2020