O Município de Velas, no dia em que perfez precisamente três anos (19 de março) desde o início da Crise Sismo Vulcânica de São Jorge, apresentou o projeto do futuro Centro Municipal de Proteção Civil, o qual se enquadra nos objetivos do Plano Emergência e Proteção Civil Municipal, tendo como propósito essencial melhorar as condições de resposta a catástrofes do Sistema de Proteção Civil Municipal, num investimento global na ordem de 1.4 milhões de euros, e que visa colmatar muitos dos constrangimentos sentidos aquando da referida Crise Sismo Vulcânica.
O Centro será instalado num edifício com uma elevada carga histórica, situado no Lugar dos Terreiros, Freguesia das Manadas, o qual será reaproveitado e reabilitado, permitindo desde logo contrariar a concentração de meios da Proteção Civil dentro da Vila de Velas, na qual é sabido e público, que o acesso à mesma passa precisamente por uma falha sísmica que pode, a qualquer momento, tornar este o acesso impossível, e por isso se defender, junto do Governo Regional dos Açores, de alguns anos a esta parte, a construção de uma via alternativa de acesso à Vila de Velas.
A localização foi escolhida por ser, no entender Executivo Municipal, o local certo e apropriado para realizar este investimento, uma vez que se situa na freguesia limítrofe com o Concelho de Calheta e servirá de base de apoio, nomeadamente numa eventual evacuação para o Concelho vizinho, bem como o contrário se a catástrofe se verificar no Concelho de Calheta.
Este investimento tem uma ampla e vasta amplitude na área da Proteção Civil, aos mais variados níveis, seja junto dos Agentes da Proteção Civil ou das Populações, com capacidade para alojamento em camarata para 60 pessoas, com serviço de lavandaria, com inúmeros meios de socorro imediato, de rastreio mesmo a nível médico, de serviço de refeições no local ou a levar para o terreno, de equipamentos de socorro de primeira intervenção, na desobstrução de vias, linhas de água, de fornecimento de energia autónoma, permitindo assim uma descentralização e autonomia para os efetivos no terreno que hoje não é possível, mas também de apoio às populações, segundo nota de imprensa recebida.
O Info-Fajãs TV esteve presente na apresentação do projeto e fez reportagem.
Reportagem, imagem e edição – Mark Marques
Produção – Info-Fajãs TV – 24.03.2025
Ilha de São Jorge (Açores) – Portugal