Em comunicado chegado à nossa redação vindo da Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para a possibilidade de agravamento do estado do mar entre os dias 8 e 10 de janeiro (segunda-feira a quarta-feira).
No Grupo Ocidental e nas ilhas do Triângulo, a ondulação, de noroeste, poderá ultrapassar os 4 metros de altura significativa e ter valores próximos dos 6 metros
As condições poderão ser muito adversas devido ao efeito local de vento forte que, mudando sucessivamente de direção, juntará à vagas de grande dimensão.
É possível que o dia em que as condições serão mais adversas seja o dia 9 de janeiro, terça-feira.
Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações.
Aconselha-se a adoção e manutenção dum estado de vigilância na orla marítima e nos portos, em especial se diretamente expostos à agitação marítima.
À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
CPH / Mark Marques | Info-Fajãs
08.01.2018