O Museu Francisco de Lacerda promoveu apresentação do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada – o Património em Diálogo com a Sociedade” de Hélio Soares, natural da Ilha de São Jorge, que decorreu no auditório do museu, no passado dia 06 do corrente mês de agosto.
O livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre a história do património cultural do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada, fundado em 1541. É nesta antiga casa monástica que se venera a célebre Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Ecce Homo, que possibilitou que o mosteiro seja uma referência única no panorama nacional e regional. Foi o propósito da investigação, revelar e valorizar o património cultural deste complexo monacal, procurando perceber o ‘modus vivendi’ das religiosas Clarissas, num percurso pelos séculos, materializado em espaços e objetos, realizando a sua interpretação e valorização, quer nos seus aspetos funcionais, quer devocionais.
Na dimensão devocional, realça-se a devoção à Imagem do Senhor Santo Cristo, através do seu tesouro, de objetos e rituais que lhe estão associados, porque a Imagem congrega os açorianos das ilhas e das comunidades emigrantes, gerando um conjunto de ritos individuais e coletivos. O autor realiza uma reflexão sobre este imóvel a partir de fontes de arquivo nunca antes estudadas, com o objetivo de colocar o património em diálogo com a sociedade, através de uma proposta de musealização de alguns espaços e objetos.
No final da apresentação, atuou o Coro da Associação “José Damião de Almeida”, acompanhado pela Organista Antonieta Cunha Cordeiro.
O Info-Fajãs TV esteve presente e fez reportagem de alguns momentos deste sarau.
Reportagem, imagem e edição – Mark Marques
Produção – Info-Fajãs TV – 26.08.2021