Uniqueijo aposta em queijo “SÃO JORGE” com dois anos de cura – Ilha de São Jorge

thumbnail_SaoJORGE-DOP_24MESES-INTEIRO

QUEIJO “SÃO JORGE”  Produto com dois anos de cura é comercializado por enquanto apenas nos Açores e no continente português

O novo queijo de São Jorge implica um empate de capital grande, mas é vendido por cerca de mais 10 euros do que o produto mais comum no mercado.

Há um novo queijo de São Jorge no mercado, que está a conquistar os apreciadores do produto. O tempo de cura de dois anos confere-lhe um sabor diferente e há quem não se importe de pagar mais para o degustar.
“Fizemos os testes e deixámos curar por dois anos. O resultado é fantástico e o queijo distingue-se dos outros”, adiantou, em declarações a DI, António Azevedo, gerente da Uniqueijo.
A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge (Uniqueijo) faz uma seleção de queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) certificado pela Confraria do Queijo de São Jorge e deixa-o envelhecer por mais tempo, seguindo as mesmas técnicas de cura dos restantes produtos.
É o tempo que faz com que o queijo se distinga dos restantes. Há quem não aprecie, mas há também quem se delicie. Depende do palato de cada um.
“É um queijo que tem cristais mais visíveis e um sabor mais acentuado. Há apreciadores que gostam e valorizam este tipo de produto”, frisou o gerente da Uniqueijo.

QUEIJO MAIS CARO
A Uniqueijo tem no mercado queijos com vários tempos de cura, mas o mais comum atualmente é o de sete meses.
O queijo de dois anos, lançado no ano passado, é produzido em pequena quantidade, mas custa quase mais 10 euros por quilo do que o de sete meses.
Numa cadeia de hipermercados nacional, o queijo com cura de sete meses custa 13,73 euros por quilo, enquanto o de 24 meses atinge os 23,30 euros por quilo.

NOVOS MERCADOS
Por enquanto, o queijo de dois anos é comercializado apenas nos Açores e no continente português, mas a Uniqueijo tem expectativas de conquistar novos mercados.
“Enviámos uma pequena encomenda para os Estados Unidos da América”, adiantou António Azevedo.
Apesar de ser um produto de valor acrescentado, a produção de um queijo com dois anos de cura implica um empate de capital grande, que segundo o gerente da Uniqueijo só é possível, porque a união de cooperativas já alcançou um equilíbrio orçamental.
“É possível com uma boa gestão. É a forma que encontrámos para conseguir chegar a um balanço”, disse António Azevedo, salientando, no entanto, que apenas uma pequena parte da produção é submetida à cura de dois anos.
Noutros tempos, uma cooperativa de São Jorge chegou a colocar no mercado um queijo com cinco anos de cura, mas essa experiência não está no horizonte da Uniqueijo.
“Chegámos à conclusão que a partir dos três anos de cura já não conseguimos dizer que é um queijo de São Jorge, porque ele perde características”, explicou o gerente da união de cooperativas.
Segundo António Azevedo, a Uniqueijo quer continuar a desenvolver produtos um passo de cada vez e com “os pés bem assentes na terra”.

Diário Insular / Mark Marques | Info-Fajãs

Foto – Uniqueijo

05.04.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *