Mau tempo nos Açores cancela voos e ligações marítimas, centenas de pessoas afetadas.

img_4125

O mau tempo que está hoje a assolar sete das nove ilhas dos Açores já provocou o cancelamento de dois voos da transportadora açoriana SATA e de ligações marítimas da Atlânticoline, afetando centenas de passageiros.

O porta-voz da companhia aérea açoriana, António Portugal, adiantou à agência Lusa que a SATA Air Açores, que efetua ligações aéreas entre as ilhas do arquipélago, já cancelou dois voos, entre as ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, afetando um total de 230 passageiros.

“Estes passageiros deverão ser reacomodados em voos programados para domingo, caso as condições meteorológicas o permitam”, assegurou António Portugal, acrescentando que no caso da Azores Airlines (do mesmo grupo), que faz voos para fora dos Açores, “não houve nenhum cancelamento, apenas ligeiros atrasos na partida da aeronave para o Pico”.

Quanto ao transporte marítimo, levado a cabo pela empresa pública Atlânticoline, foi cancelada a viagem da linha verde prevista para hoje, entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, “devido às condições meteorológicas adversas que se fazem sentir”.

“Tendo em conta as previsões divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, com ondulação que poderá chegar aos oito metros, poderá verificar-se a necessidade de cancelar a viagem de domingo”, informou ainda a empresa num comunicado.

Sete ilhas dos Açores estão este fim de semana sob aviso meteorológico amarelo e laranja devido a previsões de agitação marítima e vento.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Rita Mota, o estado do tempo no arquipélago nas próximas horas deve agravar-se, estando previsto ocorrer o momento mais crítico no domingo.

O último aviso meteorológico do IPMA coloca as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) sob aviso amarelo referente a agitação marítima, devido “à relativa altura das ondas”, no período entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de domingo. Entre as 06:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira, o aviso sobe para laranja.

Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial (grupo central), hoje sob aviso amarelo, o IPMA prevê que até domingo ocorra agitação marítima até às 12:00 e vento até às 09:00. Sobe o aviso para laranja no domingo a partir das 12:00 e até às 06:00 de segunda-feira, referente a agitação marítima.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores referiu hoje à Lusa que durante a madrugada “não houve registo de nenhuma situação” devido ao mau tempo que assola várias ilhas.

A Autoridade Marítima recomendou na quinta-feira o reforço das amarrações e a vigilância das embarcações devido a um agravamento do tempo previsto para o fim de semana, com ondas que poderão atingir os nove metros.

LUSA / Mark Marques | Info-fajãs

22.10.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *