Relógios atrasam 60 minutos para a hora de Inverno. (próximo Domingo dia 30)

relogio-fotos

A hora legal muda, na madrugada de 30 de Outubro de 2016 (domingo), do regime de Verão para o regime de Inverno. Nos Açores, quando forem 2h00 de domingo, os ponteiros recuam 60 minutos e volta a ser 1h00.

Mais de 70 países aplicam o regime da hora de Verão e de Inverno, afetando mais de mil milhões de pessoas por ano.

As datas de mudança da hora em geral variam de um país para outro. Em 1996, a União Europeia (UE), através da Comissão da Hora, decidiu padronizar a hora de verão entre os Estados membros. Deste modo, todos os países da União Europeia (e por arrasto quase todos os restantes países europeus) concordaram em implementar a hora de verão e acordaram nas datas da mudança.

A convenção é de avançar os relógios de 60 minutos quando forem 1h00 horas UTC do último domingo de Março e atrasar os relógios de 60 minutos quando forem 1h00 horas UTC (Tempo Universal Coordenado, abreviadamente UTC, do inglês Universal Time Coordinated) do último domingo de Outubro.

Como Portugal continental está no fuso 0, (menos 1 horas nos Açores) a mudança para a hora de verão ocorre sempre à 1 da manhã do último domingo de Março (adiantando para as 2h00) e o fim da hora de verão ocorre sempre às 2 da manhã do último domingo de Outubro (atrasando para a 1h00).

Mark Marques | Info-Fajãs

28.10.2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *