BRIGADAS NOCTURNAS SALVAM CAGARROS – ILHA DE SÃO JORGE (c/ vídeo)

briefing

Durante os meses de Outubro e Novembro, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e, ao serem atraídos por luzes artificiais fortes, ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento ou de predação.

Por essa razão, neste período do ano, dezenas de brigadas percorrem as estradas dos Açores resgatando cagarros caídos que são posteriormente libertados durante o dia junto ao mar, depois de anilhados, onde iniciam a sua primeira grande migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.

Na Ilha de São Jorge, vários tem sido os Grupos e Organizações que se juntam em brigadas para o salvamento de cagarros juvenis.

No passado dia 4 (Sexta-feira) Os Montanheiros – Núcleo da Ilha de São Jorge e o Grupo de Escuteiros dos Rosais, estiveram em brigadas nocturnas no salvamento de cagarros, na Vila das Velas (Porto e Zona Entre-Morros).

Antes da partida das brigadas, foi feito um pequeno “briefing” pelo Vigilante da Natureza, sobre os locais a percorrer e apoio logístico na recolha de cagarros.

Para os mais novos foi feita uma demonstração por parte de um dos participantes em como se deve proceder no salvamento do cagarro.

O Info – Fajãs esteve presente e registou esse momento em reportagem vídeo.

Mark Marques | Info-Fajãs

7.11.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *