João Ponte diz que o Governo dos Açores vai trabalhar em colaboração com as associações para o desenvolvimento do setor agrícola

0032

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que iniciou hoje uma série de reuniões com todas as associações do setor, que terão continuidade ao longo da legislatura, salientou que “esta é a forma em que o Governo dos Açores quer trabalhar, perto das organizações e de todos aqueles que possam contribuir para o desenvolvimento de um setor muito importante para a Região”.

 

João Ponte, em declarações no final de uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores, afirmou que o encontro teve como objetivo “perceber quais são as grandes preocupações do setor e aquilo que é preciso tomar em termos de decisões nos próximos tempos”.

 

Relativamente à fileira do leite, João Ponte frisou que “é importante perceber que atravessa dificuldades que não foram criadas pelo Governo Regional“, mas que teve nos últimos tempos uma atenção muito especial.

 

“Como disse o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, foram tomadas medidas importantes para ajudar um setor que atravessou grandes dificuldades e está em dificuldades ainda”, acrescentou.

 

Para o Secretário Regional, “há uma expetativa e uma esperança que nos próximos tempos possa haver um ajuste nos preços do leite”, considerando que “isso era importante para dar confiança ao setor e também para que os lavradores vejam, de alguma forma, o seu esforço recompensado”.

 

João Ponte referiu, no entanto, que, nesta matéria, “o campo de ação do Governo Regional é limitado”.

 

“De qualquer das formas, já reuni com alguns industriais e vou continuar a reunir nas próximas semanas. O que é importante é que tem havido indicadores ao nível da procura e também subidas de preços a nível nacional e europeu que indiciam que, se calhar, há condições para a indústria nos próximos tempos fazer um ligeiro ajuste no preço do leite”, afirmou.

 

Quanto à rede de abate, recordou que a Região está a fazer neste momento um investimento vultuoso, de cerca de 15 milhões de euros, para melhorar quatro dos matadouros do arquipélago.

 

“Isso é muito importante para a valorização da carne”, sublinhou João Ponte.

 

O Secretário Regional referiu ainda um conjunto de investimentos noutras áreas, como os caminhos agrícolas e o abastecimento de energia às explorações, salientando que “há um trabalho de continuidade e de melhoria das condições para que os lavradores possam melhorar as suas produções e, por via disso, melhorar o seu rendimento”.

 

João Ponte considerou “muito importante” a próxima revisão do POSEI e adiantou que haverá tempo em 2017 para, “conjuntamente com a Federação Agrícola dos Açores e com as associações, analisar e negociar esta matéria porque é um programa muito importante para o setor”.

GaCS/SF / Mark Marques | Info-Fajãs

10.11.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *