No passado dia 12 (Sábado) na Fajã da Saramagueira (lado nascente da Fajã de São João), freguesia de Santo Antão, concelho da Calheta, Ilha de São Jorge (Açores) celebrou-se o São Martinho com um almoço “DIVINAL”.
Almoço com uma ementa em quantidade, qualidade e variedade. (Cabrito assado, feijoada, favas escorridas, sopas do Espírito Santo, frango de churrasco, entremeada entre outras iguarias da cozinha Jorgense.
O vinho (velho e novo) da própria Fajã.
Os mordomos da festa: José Oliveira Brasil, Artur Lopes e Duarte Águeda.
António Joaquim Lopes, um dos organizadores da festa, referiu ao Info-Fajãs que muito trabalho e despesa se fazem para promover uma festa destas, mas que as pessoas ajudam, algumas com ofertas e sobretudo em mão-de-obra. O mesmo referiu: “Para o ano há mais”.
Décio Pereira, Presidente do Município da Calheta e por sinal também (um homem das Fajãs) em conversa com a nossa reportagem destacou a importância que tem a promoção destas festas nas nossas Fajãs, dando assim maior visibilidade a um património que é nosso e será uma mais-valia para a economia da Ilha, como produto turístico.
O Info-Fajãs esteve presente e mostra-lhe uma reportagem fotográfica do que foi um “belíssimo repasto”.
Mark Marques | Info-Fajãs
13.11.2016
Para ver reportagem fotográfica completa, clique abaixo em:
https://www.facebook.com/pg/mark.marques2016/photos/?tab=album&album_id=1610472952579628