Décio Pereira é recandidato à Câmara Municipal da Calheta da Ilha de São Jorge.

calheta-vila

Décio Pereira, liderando uma lista de Independentes, conquistou a Camara Municipal da Calheta em 2013, e anunciou hoje que é recandidato nas eleições autárquicas do próximo ano (2017).


Décio Pereira sociólogo de 44 anos, explicou à agência Lusa que, em 2013, quando o grupo de cidadãos independentes ganhou o município da ilha de São Jorge, tinha como objetivo “organizar a câmara financeiramente e os seus serviços”.

“Esse objetivo está praticamente cumprido e, a partir do próximo mandato, se for esse o entendimento da população, pretendemos avançar com o nosso projeto autárquico”, declarou o presidente da câmara.

Nesse projeto, está a “infraestruturação do concelho, para dar resposta ao crescente fluxo turístico”, mas também a requalificação da orla marítima ou a valorização do património e dos recursos endógenos.

Décio Pereira adiantou que, apesar de não ter maioria no executivo municipal — independentes e PS têm dois mandatos cada, e o PSD um — “nunca esteve em causa a governabilidade da câmara”.

“O orçamento nunca foi chumbado”, exemplificou, considerando que se trata “do reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo grupo de cidadãos independentes à frente dos destinos do município”.

Nestes três anos, o autarca apontou que a “maior dificuldade foi gerir uma câmara sem dinheiro e sem possibilidade de fazer obra”.

“Quando acabarmos o mandato, a nossa dívida vai estar bem abaixo dos quatro milhões de euros”, garantiu, destacando que neste momento a câmara paga a pronto aos fornecedores e cumpre, “desde há quase um ano, todos os requisitos que estavam no plano de saneamento financeiro”.

Segundo o presidente da câmara, no final do atual mandato o município terá liquidado “qualquer coisa como cinco milhões de euros de dívida”.

Décio Pereira realçou que, quando tomou posse, o município “nem sequer tinha capacidade para recorrer a fundos comunitários”, mas, “neste momento, está a elaborar projetos para apresentar candidaturas”.

O autarca acrescentou que assume o cargo a tempo inteiro, enquanto o seu vice-presidente a meio tempo, notando que “o município gastava muito dinheiro na parte executiva”, sendo esta também uma forma de poupar recursos.

“É óbvio que, depois deste trabalho, tenho de me recandidatar”, declarou Décio Pereira que, antes de liderar o município, foi presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca oito anos, eleito pelo PSD.

 

Lusa/ RTP-A / Mark Marques – Info-Fajãs

 

24.11.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *