Governo dos Açores vai criar programa de apoio às famílias dos utentes com problemas de dependências

0207

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores pretende criar um programa de apoio e suporte às famílias que lidam com a problemática das dependências.

Rui Luís, que falava na abertura do colóquio internacional ‘Consumo de Substâncias e Comportamentos Aditivos – Velhos e Novos Desafios’, salientou que o objetivo é “criar um programa e articular, em conjunto com os departamentos com competência em matéria de emprego e solidariedade social, sistemas de reintegração destes cidadãos”.

Para Rui Luís, que falava em representação do Presidente do Governo, é ainda essencial avaliar a execução das políticas e programas nesta área, propondo, neste sentido, um mecanismo de monitorização periódica, que permita acompanhar a evolução dos comportamentos de dependências e agir em tempo útil.

O Secretário Regional da Saúde adiantou, por outro lado, que o Executivo vai investir nos domínios da prevenção, dissuasão, tratamento e redução de danos, acrescentando que a escola é entendida como meio privilegiado para implementar uma política de prevenção.

“Revela-se elementar a consolidação da área de intervenção na promoção da saúde em contexto escolar, assim como a dinamização de parcerias com outras instituições, numa perspetiva de complementaridade, prosseguindo uma política de proximidade no âmbito da prevenção e tratamento das dependências”, frisou Rui Luís.
GaCS/MS / Mark Marques | Info-Fajãs

02.12.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *