Diretora Regional da Saúde apela à vacinação contra a gripe sazonal

1432747

A Diretora Regional da Saúde apelou hoje a todos os integram os grupos de risco a aderir à vacina anti gripe antes da chegada do pico de contágio, que se estima que ocorra nos Açores em fevereiro.

Tânia Cortez, que falava à margem de uma ação de sensibilização no Centro de Saúde de Ponta Delgada, revelou que a campanha de vacinação antigripal já abrangeu 18 mil Açorianos.

Segundo a Diretora Regional da Saúde, cerca de 44% dos grupos considerados de risco já procederam à toma desta vacina, mas o objetivo é “atingir os 60% da população alvo”.

Integram os grupos de risco, utentes com mais de 65 anos, utentes institucionalizados em lares e redes de cuidados continuados e utentes com doenças crónicas.

Tânia Cortez salientou que ainda há desconhecimento e mitos associados à vacinação, tendo também aderido à toma desta vacina para desmistificar preconceitos.

A Diretora Regional recordou que a vacinação contra a gripe sazonal é gratuita e está disponível nas unidades de cuidados de saúde primários do arquipélago.

No território continental assistiu-se a um aumento de casos de gripe na primeira semana de dezembro, sendo o vírus dominante – AH3 – uma das estirpes contempladas na vacina.

Na ocasião, foi também apresentado um plano de alteração ao Serviço de Urgência do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Nesse sentido, segundo a Direção Clínica, serão reajustadas as equipas médicas alocadas ao Serviço de Urgência, serão criadas condições para reduzir o número de atendimentos desincentivando os utentes a dirigirem-se ao Serviço de Urgência nos casos não urgentes, recorrendo em primeiro lugar aos Centros de Saúde.

GaCS/MS / Mark Marques | Info-Fajãs

20.12.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *