Maioria das escolas dos Açores já tem planos de segurança e proteção

escola-velas

O Governo dos Açores entregou à Assembleia Legislativa, no cumprimento de uma Resolução parlamentar, um ponto de situação sobre o processo de segurança e de proteção dos edifícios escolares existentes no arquipélago e dos seus utentes.

A informação disponível indica que cerca de 80 por cento das escolas dos Açores já aprovaram os seus planos de segurança contra incêndios e de prevenção de situações de risco, assim como os planos de segurança e evacuação das instalações.

Existem, no entanto, algumas escolas que se encontram ainda no processo de elaboração destes planos ou a aguardar pareceres externos.

A rede escolar açoriana foi inspecionada ao longo do ano de 2016 pelas entidades competentes, no que toca aos seus planos de segurança, para verificação da sua conformidade com o Regulamento de Segurança contra Incêndios em edifícios escolares.

Os planos de segurança das escolas são analisados e aprovados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

A segurança dos utentes das escolas é uma das principais preocupações do Governo dos Açores no que se refere à gestão do sistema educativo regional.

Para o Governo dos Açores, assume primordial importância o cumprimento de normas e procedimentos nos domínios da segurança contra incêndios e de prevenção de situações de risco, assim como a existência de planos de segurança e evacuação dos estabelecimentos de ensino e o treino dos utentes das escolas para situações de emergência.

GaCS/SREC / Mark Marques | Info-Fajãs

04.01.2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *