Duarte Freitas preocupado com centenas de pescadores sem rendimentos

duarte-freitas-pescas-6jan2016-foto

O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, mostrou-se hoje preocupado por haver centenas de pescadores sem obter quaisquer rendimentos por não terem sido renovadas as suas licenças de pesca.

 

“Estamos a falar, só no porto de Rabo de Peixe, de mais de 300 pessoas impedidas de pescar. São muitas famílias. Nos Açores há mais de uma centena de embarcações que estão condicionadas na sua atividade”, afirmou Duarte Freitas, após um encontro com pescadores no porto de Rabo de Peixe.

 

O líder dos social-democratas lamentou que a retirada às embarcações de pesca local da licença de utilização da arte de palangre de fundo tenha sido feita sem que tivesse sido dado aos pescadores tempo para instalar os necessários equipamentos de segurança, bem como apoios para a sua aquisição.

 

“Em termos de segurança na pesca não se pode facilitar. Mas cortar simplesmente [as licenças], sem dar um tempo e sem apoiar a aquisição desses equipamentos, faz com que centenas de famílias fiquem sem rendimentos”, disse.

 

Duarte Freitas reafirmou também a necessidade de os pescadores serem financeiramente compensados em caso de suspensão da pesca por motivos de sustentabilidade de algumas espécies.

 

“Se os pescadores não podem pescar têm que ser compensados. Imagine-se o que é um funcionário público ou um político ficar dois ou três meses sem receber o vencimento. Isto não pode acontecer. Se é preciso fazer paragens para sustentação das espécies os pescadores devem ser compensados”, frisou.

 

O presidente do PSD/Açores acrescentou que “é muito importante que os políticos ponham os pés na terra e estejam junto das pessoas – trabalhadores, agricultores ou pescadores – como nós estamos aqui”.

 

“Era importante que o secretário regional que tutela as pescas ou o presidente do governo regional estivessem aqui junto destes pescadores”, disse Duarte Freitas.

 

GPPSD / Mark Marques | Info-Fajãs

06.01.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *