Rui Luís manifesta abertura para avaliar a carência de enfermeiros na Região

170373

O Secretário Regional da Saúde admitiu ontem, em Ponta Delgada, analisar, em conjunto com a Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, as dotações destes profissionais para dotar o Serviço Regional de Saúde dos rácios necessários.

Rui Luís, que falava no final de uma reunião com o responsável regional da Ordem dos Enfermeiros, adiantou que espera receber até ao final de fevereiro um levantamento das necessidades de enfermeiros ao nível dos cuidados primários e hospitalares.

“Temos situações em que os enfermeiros estão a fazer horas extraordinárias, o que significa que há trabalho que é necessário ser feito. Será esse balanço que será necessário realizar”, afirmou o titular da pasta da Saúde.

A adaptação da circular sobre os Núcleos de Saúde Familiar à dimensão das Unidades de Saúde de Ilha foi outro dos assuntos abordados neste encontro, assim como a questão da falta de enfermeiros especialistas.

Nesse sentido, Rui Luís salientou a “possibilidade da Universidade dos Açores, através da Escola de Saúde, disponibilizar, ainda este ano, um curso de pós-licenciatura nesta área para dotar o Serviço Regional de Saúde dos especialistas necessários”.

GaCS/MS / Mark Marques | Info-Fajãs

01.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *