Concurso multimédia para estudantes do ensino secundário e profissional dos Açores aberto até 19 de abril

Banner 0,85x2m Programa Cidadania Europeia 4

Os alunos do ensino secundário e profissional da Região podem candidatar-se, até 19 de abril, ao concurso de trabalhos multimédia sobre cidadania europeia, promovido pelo Governo dos Açores no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio.

Esta iniciativa do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas pretende apelar à reflexão dos jovens Açorianos sobre a cidadania europeia e a uma participação mais ativa no projeto europeu.

O concurso vai apurar os nove melhores trabalhos, um por cada ilha do arquipélago, que serão transmitidos pela RTP/Açores entre 1 e 9 de maio, sendo a equipa que apresentar o melhor vídeo a nível regional premiada com uma viagem a Barcelona.

Este concurso está aberto à participação de jovens com idade até 20 anos, completos até 9 de maio de 2017, e que frequentem o 10.º, 11.º ou 12.º ano nas escolas secundárias das nove ilhas do arquipélago e níveis equivalentes do ensino profissional.

Os candidatos deverão formar uma equipa constituída por três alunos (matriculados na mesma escola e que podem pertencer a turmas e/ou anos diferentes) acompanhados por um professor responsável, que assegure o acompanhamento dos trabalhos e as atividades do concurso.

Na apreciação dos trabalhos, o júri, que será constituído por elementos ligados a diversas áreas, terá em conta a pertinência da mensagem, originalidade, criatividade, impacto visual e comunicativo, e conteúdos corretamente transmitidos, pelo que os trabalhos não deverão cingir-se a aspetos descritivos sobre o tema, devendo antes fazer apelo à criatividade, à apresentação de uma perspetiva inovadora ou de uma ideia original que reflita as variadas perspetivas com que a cidadania europeia poderá ser abordada.

Este concurso multimédia pretende contribuir para uma maior divulgação e conhecimento na Região de temáticas relativas à União Europeia, fomentar o interesse e a participação dos alunos dos Açores em atividades relacionadas com a União Europeia e promover e divulgar a produção de trabalhos sobre a União Europeia e os Açores.

Estimular a criatividade nos alunos e a utilização de meios audiovisuais e de comunicação, e valorizar o trabalho dos alunos ao serem emitidos na RTP/Açores são outros objetivos desta iniciativa.

Os trabalhos poderão ser enviados por correio eletrónico para o email srapre@azores.gov.pt ou por via postal para o Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, na Rua Conselheiro Dr. Luís Bettencourt, n.º 16, 9500-058 Ponta Delgada, morada onde também podem ser entregues em mão, em suporte dvd.

O regulamento e todas as informações relativas a este concurso estão disponíveis em todas as escolas secundárias e profissionais da Região, bem como no Portal do Governo (http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Concurso_Multimedia_2017.htm)

GaCS/SN / Mark Marques | Info-Fajãs

20.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *