Dia Internacional da Mulher assinalado com cedência de imóvel à APAV Açores

170510

O Governo dos Açores celebrou hoje o Dia Internacional da Mulher, em Ponta Delgada, formalizando a cedência de um imóvel à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) destinado à instalação do Centro de Atendimento e Acompanhamento Social desta instituição.

“Através desta cedência, o Governo dos Açores procurou garantir mais um ambiente diferenciado, com condições, seguro, que as pessoas possam habitar em função das suas necessidades, contando sempre com serviços de apoio de qualidade”, afirmou a Secretária Regional da Solidariedade Social.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso reafirmou o compromisso do Governo dos Açores com “a implementação de uma política concertada e estruturada de combate à violência doméstica e de género”, destacando o facto de os últimos relatórios nacionais indicarem que a Região Autónoma dos Açores foi a que registou a maior redução do número de casos sinalizados.

Andreia Cardoso, constatando que “os vários agentes sociais nem sempre concordaram sobre quais deveriam ser as respostas dadas às vítimas”, destacou os progressos alcançados nesta matéria ao nível da Região, salientando que “hoje trabalhamos coletivamente, com objetivos comuns e somos, efetivamente, aliados no combate a este flagelo”.

“Em grande parte”, reconheceu a titular da pasta da Solidariedade Social, devido à “persistência e tenacidade” das instituições parceiras nesta área e “em medida igualmente relevante, pela progressiva abertura institucional com vista a um trabalho concertado que procurou, acima de tudo, garantir uma resposta multidisciplinar e eficaz”.

O novo edifício permitirá uma redução de despesas anuais com rendas de cerca de 6.000 euros, sendo que o funcionamento desta valência já é apoiado através de um Contrato de Cooperação Valor-Cliente, celebrado entre a APAV e o Instituto de Segurança Social dos Açores.

“Espero que este espaço, mais do que uma casa para as pessoas afetadas por este flagelo e para as pessoas que as defendem, seja uma lembrança constante de que o nosso trabalho tem de ser diário, persistente e inabalável na luta contra a violência em todas as suas formas,” afirmou Andreia Cardoso.

A cedência do edifício, situado na Praça Dr. José Almeida Pavão Júnior, em Ponta Delgada, foi aprovada na reunião do Conselho de Governo realizada a 13 de fevereiro e encontra-se definida nos termos da Resolução de Conselho de Governo n.º 19/2017, de 8 de março de 2017.

GaCS/SC / Mark Marques | Info-Fajãs

08.03.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *