QUEIJO “SÃO JORGE” PROMOVIDO EM FESTIVAL (31 Março a 9 de Abril) – Ilha de São Jorge

17434894_606695586121955_7529290713858581067_o

A primeira edição do evento Azorean Cheese Fest, que vai decorrer de 31 de março a 9 de abril em São Jorge, pretende promover a qualidade dos queijos que são produzidos nos Açores.
O programa do evento organizado pelo Nucleo Empresarial de São Jorge da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo prevê a realização de uma conferência sobre do queijo, fórum de produtores de queijo da Região, menus especiais e tábuas de queijo na restauração, promoção e venda de produtos regionais, “show cooking” e exposição de trabalhos com o tema do queijo.
Numa conferência de imprensa de apresentação do Azorean Cheese Fest, que decorreu terça-feira em São Jorge, João Paulo Oliveira, presidente de direção do Núcleo Empresarial, referiu que “a nossa pretensão é criar um evento referência ao nível do produto mais icónico da gastronomia açoriana e um dos pilares da economia da Região”.
A iniciativa integra quatro vertentes comworkshops para profissionais da restauração, Semana do Queijo nos restaurantes locais, fórum dos produtores de queijo dos Açores e Azorean Cheese Fest, com palestras, exposição e venda de produtos.
Os workshops para profissionais de cozinha realizaram-se na Escola Profissional da Ilha São Jorge, de 7 a 10 deste mês, com formadores da Escola Profissional da Praia da Vitória. Participaram 12 profissionais de restaurantes de São Jorge, das áreas de cozinha e serviço de sala. Entre 31 de março a 9 de abril o público poderá ver os resultados desses workshops, nos restaurantes Açor, Booka e Os Amigos. Vão estar disponíveis nos três restaurantes aderentes duas variantes de tábuas de queijos, um prato principal e uma sobremesa com base no queijo.
No dia 07 de abril, realiza-se um fórum com mais de uma dezena de produtores de queijo do Faial, Pico, Terceira, São Miguel, Graciosa e São Jorge.
“Pretende-se, no fórum, debater questões ligadas ao Setor, com o objetivo de identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias de forma a valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas”, referiu João Paulo Oliveira.
No dia 8 de abril, decorre no auditório da Escola Profissional da Ilha São Jorge o evento Azorean Cheese Fest aberto ao público.
“Esse vento conta com palestras sobre a temática do queijo em diferentes variáveis, exposição de trabalhos dos alunos das escolas de São Jorge, degustação e venda de queijos e outros produtos regionais, e “show cooking” sobre a temática do queijo”, acrescentou o presidente do Núcleo Empresarial de São Jorge.
No âmbito da conferência estão agendados três painéis, onde vão ser debatidos temas como “O Queijo de São Jorge – história, património e turismo”, “O Queijo – dos Açores para o Mundo”, “Tendências e Novas Oportunidades em Queijos”, “Oportunidades nas grandes superfícies nacionais” e “Oportunidades em lojas especializadas e na restauração”.

DI / Mark Marques | Info-Fajãs

23.03.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *