A partir de hoje os sacos de plástico são pagos em todo comércio (quatro cêntimos)

plastic

Os sacos de plástico passam a ser pagos em todas as lojas dos Açores a partir de hoje, 1 de abril, um ano depois de a medida ter chegado às grandes superfícies comerciais.
Depois de no primeiro ano a medida ter abrangido exclusivamente as grandes superfícies comerciais, ou seja, comércio com área superior a dois mil metros quadrados ou centros comerciais que, no seu conjunto, integrassem uma área superior a três mil metros quadrados, a medida é generalizada a todo o comércio a retalho da Região.
A entrega de um saco de plástico em qualquer estabelecimento comercial dos Açores só poderá ser efetuada com o pagamento de uma taxa de quatro cêntimos. A 1 de abril de 2016, os sacos de plástico nas grandes superfícies comerciais dos Açores começaram a ser pagos a quatro cêntimos.
O diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, disse ontem que em 2016 foram taxados 1,3 milhões de sacos de plástico nas grandes superfícies do arquipélago o que permitiu ao Governo Regional obter uma receita de cerca de 50 mil euros.
“Relativamente às grandes superfícies comerciais, e que são poucas lojas na Região, foram distribuídos, incidindo taxa, cerca de um milhão e 350 mil sacos nos nove meses de 2016 em que a medida se aplicou, de 1 de abril a 31 de dezembro”, afirmou.
Segundo Hernâni Jorge, “com base naquilo que foi o número de sacos de caixa distribuídos por estas superfícies comerciais no período equivalente do ano anterior, que terá havido uma redução da introdução no mercado de um número superior a 4,5 milhões de sacos de plástico”.

DI/ Mark Marques | Info-Fajãs

01.04.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *