A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para o provável agravamento do estado do mar, o qual se deverá começar a fazer sentir a partir do dia 9 de abril, domingo.
Nas Ilhas do Grupo Ocidental, a agitação marítima, inicialmente de norte e depois rodando para nordeste, pode ter valores de 6 metros de altura significativa, esperando-se que o período mais gravoso ocorra durante a manhã de segunda-feira, dia 10 de abril.
Nas Ilhas do Triângulo, a agitação marítima será essencialmente de norte, podendo atingir valores de 6 metros de altura significativa nanoite de domingo para segunda-feira, diminuindo paulatinamente ao longo do dia 10, oferecendo ainda assim especial atenção.
Recomenda-se à comunidade marítima a adopção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações.
Aconselha-se a manutenção dum estado de vigilância.
À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nesta condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
CPH / Mark Marques | Info-Fajã
07.04.2017