Grupo de Cordas Ilha Negra (Pico) atuou na Ilha de São Jorge

unnamed

O Grupo de Cordas Ilha Negra, da Casa da Música da Candelária do Pico apresentou-se na ilha de São Jorge neste passado fim de semana. O Auditório das Velas foi anfitrião para esta estreia, na ilha dragão, e recebeu uma audiência atenciosa e recheada de ilustres, incluindo o Presidente do Governo Regional dos Açores, que aplaudiram de pé à atuação eletrificante.

Composto por oito elementos e um repertório ecléctico que vai desde música clássica, incluindo composições do “Rei da Valsa” Johann Strauss, passando por uma rapsódia do Fado Português, acentuando como a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal. Para homenagear todos os açorianos e açorianas que continuam a lutar pela sua terra, costumes e tradições, o grupo apresentou uma rapsódia de música tradicional açoriana e ainda a estreia, fora de casa, da nova composição original: Ilhas do Triângulo, marcando, assim, o primeiro concerto do grupo na ilha de São Jorge, depois de já ter passado pelo Museu da Horta, no Faial, e muitas atuações no Pico.

Ilhas do Triângulo, com letra de Victor Rui Dores, teve as vozes de Vasco Paulos e Sara Dias para o palco jorgense. Laurindo Cardoso, compositor da nova peça, e fundador do grupo, expressou que são “estes tipos de atuações que nos dão vida e nos alimentam em todos os ensaios necessários para se criar e levar o trabalho mais além”. Os comentários de parabéns do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, também são um grande incentivo para todos os elementos do grupo continuarem este processo de aprendizagem e de partilha pelas nossas ilhas.

A encerrar a noite, em conjunto com os Tocadores de Viola da Terra de São Jorge, que partilharam o palco para este grande evento em São Jorge, os dois grupos levaram a audiência colocar-se de pé, com a tradicional Chamarrita.

O Grupo de Cordas Ilha Negra, abraçado pela associação MiratecArts, já tem um calendário extenso de apresentações. Em Maio, o grupo apresenta-se no Visitarte – o festival de artes em casas rurais, e, em setembro, na segunda edição do Festival Cordas, onde vai estrear novo repertório que, de certeza, vai deliciar todos os açorianos e as nossas comunidades, pelo mundo fora.

MA/ Mark Marques | Info-Fajãs

25.04.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *