André Rodrigues, candidato do PS à Câmara Municipal das Velas defende que “a Reforma do Estado tem de contribuir para um País mais justo e mais coeso”

Lider Parlamentar com Luis Rodrigues

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal das Velas esteve na Assembleia da República, em Lisboa, com os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral dos Açores.

André Rodrigues foi recebido pelo Presidente do PS e também Presidente Honorário do PS/Açores, Carlos César e pelos deputados João Castro e Lara Martinho, numa reunião em que se abordou a descentralização dos poderes do Estado para os órgãos de poder local.

Os socialistas querem um Poder Local mais forte, em que a descentralização e o reforço de competências e da Autonomia sejam a base da Reforma do Estado. O candidato acredita que esta Reforma “irá potenciar novas políticas, assentes na proximidade, na simplificação e na eficácia e que, certamente, irá contribuir para um País mais justo e mais coeso”, acrescentando que na Região Autónoma dos Açores “esta reforma do Governo respeita a nossa Autonomia e os seus órgãos próprios”.

Nesta reunião, que tomou lugar na casa mãe da democracia portuguesa, a Assembleia da República, abordou-se a proposta de Lei do Governo, que está atualmente em apreciação, a qual aponta para uma descentralização universal e que André Rodrigues afirma ser fundamental “para promoção da coesão territorial, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações e para racionalização dos recursos disponíveis”.

Uma descentralização que promova uma estreita articulação entre as responsabilidades do Estado Central e do Poder Local, de forma a assegurar direitos constitucionais e do regime democrático como a universalidade, a equidade, a igualdade de oportunidades e a cidadania, são as ambições dos deputados ‘rosa’, às quais o candidato ao Município de Velas, e atual deputado eleito pelo círculo eleitoral de São Jorge à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, afiança ser agora possível responder a reivindicações e aspirações com muitos anos, procedendo então a uma “verdadeira descentralização”.
André Rodrigues manifestou ainda a necessidade desta Reforma ser realizada, “sendo que mais competências e mais responsabilidades, exigem mais meios para poder servir melhor as populações”.

GIPS / Mark Marques | Info-Fajãs

12.05.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *