Padre açoriano (Manuel Garcia da Silveira) entrega livro ao Papa e a Marcelo

Pe Manuel Silveira

“Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas” é o título do novo livro do padre açoriano Manuel Garcia da Silveira. A obra, que tem apresentação marcada para verão na terra natal do padre emérito da Matriz das Velas, a Praia do Almoxarife, no Faial, está já nas mãos do Papa Francisco e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O padre Silveira, como é conhecido em São Jorge, onde vive desde 1980, foi recebido em audiência, no final de abril, no Vaticano, pelo Papa Francisco, a quem entregou a sua mais recente obra.
Para o efeito, contou com a ajuda do Chefe de Protocolo do Vaticano, o Monsenhor José Avelino Bettencourt, natural de São Jorge.
Na viagem de regresso, o padre Manuel Silveira foi também recebido em audiência, no Palácio de Belém, em Lisboa, pelo Presidente da República, tendo-lhe oferecido, na ocasião, o seu novo livro.
A obra evidencia o gosto do padre emérito pela arte sacra e tem patente a riqueza presente na Igreja Matriz das Velas.
“O livro é uma espécie de álbum. O formato já o indica. Com um quilo e 300 gramas, tem 424 páginas, 755 fotografias e 635 peças a tratar. Oitenta por cento do espólio artístico e cultural da Matriz das Velas está aqui inventariado, sendo este o primeiro inventário deste estilo nos Açores”, referiu.
Segundo o padre Manuel Silveira, trata-se “do primeiro levantamento, uma espécie de alicerce”, para que, “um dia, alguém dê continuidade a este trabalho e o aperfeiçoe”.
O livro será apresentado em julho na Praia do Almoxarife.
O convite para o lançamento na Praia do Almoxarife surgiu por intermédio do padre João Manuel Ponte, pároco da freguesia faialense.
A apresentação insere-se nas comemorações dos 50 anos da ordenação do padre Manuel Silveira, que ocorreu em 1967, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife.
No ano transato, em parceria com António Neves Leal, o padre emérito da Matriz das Velas lançou a sua biografia, intitulada “Pegadas de Uma Caminhada”.
A obra, com mais de 400 páginas, retrata a sua vida, desde a sua infância à intimidade familiar, passando por eventos como a sua formação seminarística, a sua ordenação sacerdotal e as experiências de imigração até às efemérides a que esteve ligado.
De acordo o padre Manuel Silveira, está já a ser preparado um terceiro livro onde constarão as atas que redigiu durante os anos de serviço que prestou à Matriz das Velas e muitos dos documentos do arquivo da igreja.

DI / Mark Marques | Info-Fajãs

14.05.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *