OS “PRESENTES” DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – SANTO ANTÃO – Ilha de São Jorge (c/ vídeo)

Presentesnnnnn

As Festas do Divino Espírito Santo são celebradas em toda a Ilha de São Jorge, de forma semelhante, onde a palavra “partilha” é uma constante.

No entanto existem algumas diferenças de freguesia para freguesia, ou mesmo até de lugar para lugar.

Por exemplo em toda a Ilha de São Jorge as sopas e a carne são confecionadas de forma semelhante, mas com sabor um pouco diferente de freguesia para freguesia ou de lugar para lugar (dizem que é da ”Mão da Mestra”). A verdade é que são todas muito saborosas e cada qual gosta mais das sopas da sua freguesia ou lugar, como é natural.

Nas freguesias de Santo Antão e Topo, não é tradição servir-se arroz doce no fim da refeição, mas sim rosquilhas da noite e rosquilhas fervidas. Em toda a restante parte da Ilha o arroz doce é tradição no final da refeição.

Os “Presentes” são também uma tradição característica nas freguesias de Santo Antão e Topo.

Estes “Presentes” são levados em cortejo (coroação) e depois no final são arrematados onde a receita reverte a favor da Irmandade do Divino Espírito Santo, e/ou para a Igreja.

Os “Presentes” são compostos por: pão-de-leite, rosquilhas da noite, rosquilhas fervidas, rosquilhas de aguardente, suspiros, espécies, queijadas e caramelos.

Nesta reportagem, estão junto ao altar quatro “presentes” e duas postas de carne de vaca, que no final foram arrematadas, sendo dois presentes e uma posta de carne para cada Instituição (Irmandade do Divino Espírito Santo de Santo Antão e Igreja Paroquial de Santo Antão).

O Info-Fajãs esteve presente durante a Eucaristia, e fez reportagem vídeo onde mostra os “presentes”, junto às cinco coroas do Divino Espírito Santo.

Imagem e texto – Mark Marques

Info-Fajãs – 02.06.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *