Esclarecimento da Secretaria Regional do Mar sobre o“dragão azul” (Glaucus atlanticus)

23175231178440

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, face às notícias que têm vindo a ser divulgadas em diversos órgãos de comunicação social sobre a alegada perigosidade do ‘dragão azul’ (Glaucus atlanticus), entende ser necessário clarificar o seguinte:

  1. O ‘dragão azul’ é um pequeno molusco nudibrânquio pelágico e oceânico que ocorre nas águas da Região.
  1. Embora estejam registados nas nossas águas, não é comum ocorrerem arrojamentos deste organismo nas densidades reportadas nas últimas semanas.

Este fenómeno é, no entanto, natural e deriva da variabilidade dos fatores ambientais que regulam os ecossistemas marinhos, tal como acontece com a abundância de águas vivas, caravelas-portuguesas e outros organismos marinhos.

  1. Os ‘dragões azuis’ alimentam-se, preferencialmente, de caravelas-portuguesas (Physalia physalis) e, por essa razão, poderão conter a toxina da sua presa, provocando eventual irritação da pele a quem os tocar.
  1. Clarificando a informação que tem sido veiculada, este animal não constitui perigo acrescido para o homem, exceto, eventualmente, para pessoas alérgicas à toxina.

Contudo, por precaução, os banhistas e outros utilizadores das zonas costeiras devem evitar o contacto direto com este animal.

GaCS / Mark Marques | Info-Fajãs

20.07.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *