Realizadora Espanhola pesquisa na Ilha de São Jorge (fotos em link anexo)

1 João Fraga

Mar Navarro Llombart é uma jovem fotógrafa e realizadora espanhola que trabalha e vive na Ilha do Faial, desde Janeiro de 2017.

A Mar descobriu uma linda história e está a pesquisa-la para um possível filme documentário. (fase de investigação).

O documentário trata da biografia de um homem açoriano, por questões históricas e contextuais, ligada, entre outras, à Ilha de São Jorge.

É por isso que o Info Fajãs está a colaborar na investigação com a Mar e deixa um apelo aos seus leitores / seguidores para a ajudarem também, contribuindo assim também para o registo histórico de uma parcela dos Açores (São Jorge, Faial, Graciosa e Terceira).

E como podemos todos nós ajudá-la? Muito fácil!

A Mar procura imagens, fotografias e filmes antigos, ligados a vários momentos históricos dos Açores, principalmente de quatro das nossas ilhas: São Jorge, Faial, Graciosa e Terceira.

Momentos que provocaram como consequência ondas emigratórias de açorianos para os Estados Unidos e Canadá.

E são estas ondas, estas pessoas que emigraram as que podem talvez ajudá-la mais.

Esses momentos são:

1957 – 1958: Erupção do Vulcão dos Capelinhos na Ilha do Faial.

Houve muitas imagens que chegaram em forma de postais ao outro lado do Atlântico, imagens que costumavam mandar e receber-se entre açorianos nos Açores e açorianos emigrados na América. A Mar gostava de contactar com pessoas que tenham recebido estas postais, saber de onde vinham por quem foram enviadas, e como foi receber estas imagens, que sensações transmitiram aos seus receptores. E vê-las se é que ainda existem.

E ligadas e estas e outras imagens dos Capelinhos, há dois fotógrafos que após o vulcão emigraram para os Estados Unidos e nunca mais se voltou a saber deles no Faial:

João Fraga (conhecido também com João Sota) trabalhava para a Foto Jovial e após o vulcão emigrou para os Estados Unidos da América do Norte, tal vez para Providence, mas dizem que deixou de fotografar.

A Ilda Rebelo, da Foto Rebelo tinha uns 25 anos de idade quando fotografou a erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1957 – 1958, mas após o vulcão ela e a sua família emigraram para os Estados Unidos e nunca mais regressaram aos Açores. Dizem que talvez foi para Califórnia.

A Mar procura informações de qualquer tipo sobre estas duas pessoas: João Fraga (João Sota) e Ilda Rebelo.

1964 – 1968: São Jorge, imagens da altura da crise sísmica de 1964, dos Rosais, das Velas, da Calheta…. mas também imagens ou fotografias das Filarmónicas Lusitânia e Santo Amaro nesses anos.

Imagens da construção, nessa altura da primeira fase, do Cais das Velas na Ilha de São Jorge e do Cais de Santa Cruz da Ilha Graciosa.

Imagens e informações de dois conjuntos musicais que foram criados também nessa altura, em São Jorge “As feras do ritmo” e na Graciosa “Ritmo 2000”.

Imagens do sismo de 1 de janeiro de 1980 na ilha Terceira e da filarmónica Fanfarra Operária entre 1969-1970 aproximadamente, na altura em que o Tomás Pacheco da Rosa foi o regente musical.

Por isso a Mar está à procura de alguma informação que possa ser útil e se entender por bem, entre em contato connosco para assim começar um diálogo sobre o assunto com a realizadora espanhola.

Se tem imagens e acha que pode ajudar a Mar, envie e-mail para : info.fajas2016@gmail.com, ou contato-nos através dos telefones (351) 295.432.441 ou (351) 917.283.508.

Considerando que muito será registado neste documentário sobre a Ilha de São Jorge, daí a colaboração do Info-Fajãs.

A Mar agradece e o Info-Fajãs também.

Info-Fajãs

03.01.2018

Para ver fotos, clique abaixo em:

https://www.facebook.com/pg/mark.marques2016/photos/?tab=album&album_id=1764786223814966

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *