Governo dos Açores apoia campanha de promoção do Queijo de São Jorge

mka-lacacores

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, aprovou a candidatura apresentada pela União de Cooperativas Agrícolas e Lacticínios de São Jorge (UNIQUEIJO) para a realização de uma campanha promocional que visa aumentar a notoriedade e a venda de queijo.

Esta campanha, além da degustação de Queijo de São Jorge em vários pontos de venda, inclui vídeos e cartazes, bem como a distribuição de ‘kits’ promocionais.

No âmbito da legislação que regula os apoios às organizações de produtores e cooperativas, a Região comparticipa esta campanha com um montante de 200 mil euros, sendo o restante suportado por capitais próprios da UNIQUEIJO.

Para o Governo dos Açores, o apoio a este projeto da UNIQUEIJO justifica-se porque o Queijo de São Jorge é um produto fundamental e estruturante para toda a economia da ilha, dando emprego a muitas pessoas e gerando riqueza no setor.

Além disso a campanha vai também contribuir, indiretamente, para aumentar a notoriedade dos lacticínios e dos produtos lácteos produzidos no arquipélago, permitindo ainda à UNIQUEIJO promover o escoamento dos queijos que tem em ‘stock’.

A UNIQUEIJO debateu-se recentemente com a dificuldade de escoamento de ‘stock’ de Queijo de São Jorge, em virtude do aumento da quantidade do queijo certificado.

O Governo Regional, em colaboração com a UNIQUEIJO, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações e eventos tendo em vista a promoção do Queijo de São Jorge e, por essa via, criar novas oportunidades de negócio, bem como identificar novos mercados.

O Queijo São Jorge, classificado como Denominação de Origem Protegida (DOP) e detentor do selo ‘Marca Açores’, é um produto totalmente natural e tradicional, sendo feito exclusivamente com leite cru de vaca e fabricado em três unidades fabris.

Está disponível nos formatos inteiro (cerca de 10 quilos), quartos e cunhas, com uma cura que varia entre 3 e 24 meses.

Os Açores são responsáveis pelo fabrico anual de 29 mil toneladas de queijo, que representam cerca por 50% da produção nacional.

GaCS/RM / Mark Marques | Info-Fajãs

09.01.2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *