Decorreu no passado dia 15 de Julho (Domingo) na ilha Terceira, a primeira prova do campeonato de motocross daquela ilha, tendo participado na mesma quinze pilotos, sendo que São Jorge estava representado por sete pilotos; Márcio Silva, António Brasil, Tobias Vieira e Ricardo Sousa na classe MX1 e Rui Bettencourt, Artur Vieira e Natalino Sousa na MX2.
A pista localizada na Serreta, encontrava-se em excelentes condições, no entanto, devido à chuva que caiu durante a manhã, fez com que uma zona da pista onde se localiza uma subida acentuada ficasse degradada com muita lama e regos, subida esta que iria ditar os resultados finais.
A primeira manga, com Márcio Silva a arrancar na frente e a liderar por algum tempo, foi tudo menos previsível, com uma subida muito enlameada, fez com alguns pilotos ficassem presos na mesma, com muitas quedas à mistura e fazendo com que os pilotos com melhor técnica para aquelas condições se destacassem.
Nelson Escobar, seria o vencedor em MX1 com Márcio Silva 3º, António Brasil 5º, Tobias Vieira 6º e Ricardo Sousa 7º.
Em MX2, veio a surpresa com Rui Bettencourt a vencer a classe e Artur Vieira 2º, Natalino Sousa foi 4º.
Os pilotos de São Jorge queriam mostrar que não estavam ali para passar férias!
A segunda manga foi mais do mesmo, com pilotos a ficarem novamente presos na lama, algumas quedas e desistências.
Após a desistência de Márcio Silva, após queda, fez com António Brasil tivesse uma boa oportunidade para lutar por um lugar no pódio que, com um andamento sem erros o levou a esse objetivo, terminando em 3º da classe.
Já na classe MX2 Rui Bettencourt e Artur Vieira, controlaram a sua corrida de forma a terminarem no pódio final, com Rui a vencer a classe e Artur a terminar em 3º.
A primeira corrida das três que compõem campeonato, estava concluída com os pilotos de São Jorge a brilhar e a deixar antever uma boa segunda corrida.
A maior surpresa desta primeira corrida foi no dia seguinte quando por decisão do Juiz de prova a primeira manga por “erro técnico” na contagem das voltas de alguns pilotos foi anulada, o que levou ao descontentamento de quase todos os pilotos, nomeadamente os de São Jorge que baixaram posições na classificação.
A segunda corrida é dia 05 de Agosto pf.
CMSJ / Mark Marques | Info-Fajãs
Foto – Arquivo Info-Fajãs
19.07.2018