CAMPANHA SOS CAGARRO 2018 / AÇORES – (1 Outubro a 15 de Novembro) (c/ vídeo)

Largada

Entre 1 de outubro e 15 de novembro de 2018 decorre mais uma campanha SOS Cagarro em todas as ilhas dos Açores.

Ao saírem dos ninhos, para iniciarem a sua longa migração oceânica, os cagarros juvenis que voam à noite nas nossas ilhas, podem ficar desorientados pelas nossas luzes artificiais, caírem nas estradas, nos campos ou junto às casas, e tornando-se assim vulneráveis a atropelamentos e a outros perigos que podem causar a sua morte.

Desde 1995 que Campanha SOS Cagarro envolve pessoas e entidades públicas e privadas no resgate destes cagarros juvenis, para que daqui a 7 anos eles regressem ao arquipélago para acasalarem e terem as suas crias.

Os Açores albergam cerca de 75% da população nidificante desta espécie.

Esta será a nossa ave marinha mais emblemática e por isso é importante que os Açorianos se envolvam nesta iniciativa, que visa a proteção desta ave marinha, com estatuto de conservação reconhecido internacionalmente.

A Campanha SOS Cagarro, contempla vertentes de educação ambiental e de conservação da natureza.

Em 2018, deu-se continuação às brigadas científicas. Estas brigadas, organizadas pelos Parques Naturais de Ilha, por ONGs e por outras entidades, são importantes para coligir informação relevante para a conservação da espécie.

Também se continua a divulgar o SOS Cagarro junto de turistas e visitantes.

O contributo de cada cidadão é muito importante para que a campanha seja um exemplo de participação cívica ativa para a conservação da nossa natureza insular.

Contate o seu Parque Natural de Ilha. Consulte a página soscagarro.azores.gov.pt, ou através do email : cagarro@azores.gov.pt.

Imagem (Vídeo) Arquivo – Mark Marques

Texto – DRAM / Mark Marques | Info-Fajãs

16.10.2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *