Resgatados com vida os dois homens desaparecidos nos Açores – Ilha do Faial

resgate.ribeirinha.2_InPixio

A Capitania do Porto da Horta, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou, desde as 18h30 de ontem, 05 de janeiro, uma operação de busca e salvamento de duas pessoas desaparecidas na Ilha do Faial, na zona da Ribeirinha, com 18 e 34 anos de idade, que se encontravam na apanha de algas (Erva Patinha).

Após o alerta, foram empenhados meios por terra e por mar, envolvendo patrulhas da Polícia Marítima e equipas dos Bombeiros Voluntários da Horta na orla costeira, e uma embarcação da Autoridade Marítima Nacional, com tripulação mista de Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas da Horta, que realizou buscas pelos dois homens desaparecidos no mar, junto ao local provável da apanha.

As operações no mar foram suspensas pelas 22h30 horas, mantendo-se buscas apeadas por terra.

O Capitão do Porto da Horta decidiu solicitar o apoio à Marinha e à Força Aérea Portuguesa, para reforçar as buscas pelos desaparecidos que tiverem início ao nascer do sol de hoje, dia 06 de janeiro, já com o reforço de um navio da Marinha o NRP Sines e um helicóptero EH-101 que estava na Base Aérea Nº 4 das Lajes (BA4).

Os dois desaparecidos foram encontrados e resgatados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, na zona imediatamente a norte do Farol da Ribeirinha, sem acesso por terra.

Concluída a operação pelas 08h20, os dois desaparecidos foram desembarcados no aeroporto da Horta e, apesar de não aparentarem necessidade de cuidados de maior, foram conduzidos por precaução pelos Bombeiros Faialenses ao Hospital da Horta para observação.

Estiveram envolvidos nesta operação a Capitania do Porto da Horta, a Polícia Marítima da Horta, a Estação Salva-vidas da Horta, os Bombeiros Voluntários da Horta, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes, um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa e navio NRP Sines da Marinha.

AMN / Mark Marques | Info-Fajãs

06.01.2019

Foto – AMN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *