BIBLIOCAIXAS – Um projeto de sucesso, segundo a Diretora do Museu Francisco Lacerda – Ilha de São Jorge

Bibliocaixas

A biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário.

Deste modo, o Museu Francisco Lacerda (MFL), encontra-se a desenvolver o projeto Bibliocaixas, desde março de 2018, o qual consiste num serviço itinerante de empréstimo coletivo de livros às Juntas de Freguesia da ilha de S. Jorge, Casas de Povo e Instituições Particulares de Solidariedade Social, interessadas na difusão e promoção do livro e da leitura. Ao longo do ano de 2018, este projeto foi crescendo, obtendo o reconhecimento da comunidade jorgense e até açoriana do seu enorme potencial, com implementação em sete instituições da ilha: Juntas de Freguesia de Rosais, Urzelina e Santo Antão, Casa do Povo do Norte Grande, Casa do Povo do Norte Pequeno e Jardins de Infância, o Golfinho e o Roseiral, englobando um total de 221 leitores e de 389 livros requisitados.

No final de 2018 foi possível monitorizar e averiguar quais as problemáticas e necessidades de cada parceiro, tendo-se concluído como mais prementes, o número diminuto de leitores em idade considerada ativa, uma vez que a maioria dos leitores é a população mais idosa, bem como a inexistente da dinamização das Bibliocaixas, isto é “torná-las mais ativas”.

Neste contexto, em 2019, o Museu Francisco de Lacerda, para além do alargamento já concretizado do projeto a outros parceiros, nomeadamente a EB1/JI de Velas, a Casa do Povo de Velas- Beira e a EB1/JI da Urzelina, esta última através da Bibliocaixa da Junta de Freguesia da Urzelina, realizará atividades de promoção de leitura, de modo a angariar mais leitores e aumentar o número de livros requisitados, tornando-os assim parceiros ativos do projeto. Procurará, igualmente, que o livro chegue às famílias mais desfavorecidas, através de atividades reguladoras de promoção do livro e da leitura entre pais e filhos.

MFL / Mark Marques | Info-Fajãs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *