A origem dos símbolos de Natal – (Creusa Raposo)

66015309_2525751607500643_8011031785716580352_o

O Natal cristão foi introduzido pela igreja católica apostólica romana no século III ou IV, como meio de evangelização dos povos considerados pagãos sob o domínio Romano, após o Cristianismo ser considerado a religião do Império. A data de 25 de Dezembro tornou-se fixa no século VI com o Papa Libério, separando-a das festas da Epifania e do Baptismo.

O termo “natal” deriva da palavra latina natalis que significa “nascimento”, assim a Natividade refere-se à festa do nascimento de Cristo. Este nascimento aconteceu em Belém na Palestina, ao que tudo indica para cumprir as formalidades do recenseamento ordenado pelo imperador César Augusto, no entanto, não existe um consenso quanto à data do nascimento de Jesus. Através dos indícios encontrados nos relatos evangélicos, em conjugação com a data da morte de Herodes e a passagem da estrela de Belém que, segundo uma observação de Kepler geralmente aceite, se tratou de uma possível conjunção de Júpiter e Saturno sobre a constelação de Peixes, estima-se que Cristo tenha nascido entre os anos 7 e 2 a.C.

O Advento, tempo de preparação do Natal, compreende vários ritos, dos quais o Calendário de Advento só chegou até nós mais recentemente. A sua origem remonta à Alemanha após o século XV com o enorme contributo de Gutenberg na imprensa. Era composto por pequenas imagens e frases bíblicas inicialmente e depois por guloseimas e pequenos presentes que eram descobertos de 1 a 25 de Dezembro. Durante a ditadura nazi, os símbolos cristãos foram abolidos e substituídos por fábulas e figuras mitológicas germânicas. No nosso tempo tomou uma dimensão global e comercial onde frequentemente encontramos calendários de chocolate, brinquedos, queijos e até produtos de beleza.

Outro símbolo do Advento é a grinalda. Apresenta-se em forma de coroa feita de galhos verdes entrelaçados que representam a vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significam que os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar de todas as contrariedades. O círculo representa a união existente entre Deus e a Humanidade. Tradicionalmente, é decorada com quatro velas que representam as quatro semanas do Advento. As velas são acesas, uma a uma, a cada domingo. A primeira vela a ser acesa representa o perdão que Deus concedeu a Adão e Eva; a segunda vela representa a fé de Abraão, a quem se anunciou a terra prometida; a terceira vela recorda a alegria do rei David quando Deus prometeu a eterna aliança; a quarta e última vela lembra os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a vinda do Salvador. Normalmente as cores das velas acompanham as cores das vestes litúrgicas do sacerdote nesta época. A cor roxa para as velas que correspondem ao primeiro, segundo e quarto domingo, e a cor rosa para a vela do terceiro domingo. A colocação da fita e do laço vermelho, envolvendo a grinalda, simbolizam o amor de Deus por todos nós, renascido pela vinda de Jesus. As bolas, frutas ou pinhas que se podem colocar na coroa representam o fruto do Espírito Santo que sai dos corações de cada cristão.

O azevinho, utlizado nesta época do ano, é um arbusto de crescimento muito lento que nasce por toda a Europa durante o Inverno. Nesta altura é muito utilizado nas decorações natalícias, simbolizando amor e esperança. Também é colocado à porta das casas como sinal de protecção e é uma tradição germânica.

Os cânticos de Natal são ouvidos frequentemente neste período. “Noite Feliz”, uma das mais conhecidas músicas de Natal, foi escrita pelo sacerdote Joseph Mohr com letra de Franz Xaver Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf na Áustria. Foi tocada pela primeira vez na Missa do Galo daquele ano na paróquia de São Nicolau. O seu título original é Stille Nacht e dispõe de inúmeras versões em pelo menos quarenta e cinco línguas. Foi considerada património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2011. Jingle Bells originalmente conhecida como “One horse open sleigh”, é outra canção de Natal que se espalhou pelo mundo. Foi escrita e composta por James Lord Pierpont em 1857 e originalmente tratava-se de uma melodia para o dia de Acção de Graças. Como último exemplo aqui apresentado O Tannenbaum ou “Pinheirinho de Natal” é uma canção alemã com origens no folclore tradicional germânico, e associou-se á àrvore de Natal no início do século XX.

Quanto à gastronomia na Alemanha é tradição degustar-se pratos ricamente confeccionados de carne de porco, ganso, javali ou veado, além das tradicionais salsichas. Por outro lado, em França, a ceia de Natal conta com o peru assado, a lagosta, as ostras, os escargots e o fois gras. Em Espanha, a grande festa realiza-se no dia de Reis, e não pode faltar na mesa o tradicional presunto serrano, o roscón de Reyes, marisco e borrego ou peru assado.

 

Para mais informações note-se as obras “O Menino de Belém: da festa do Natal à iconografia da natividade e da adoração” de Maria Isabel Roque; “Dicionário das Religiões” de Giovanni Filoramo; “A história dos Costumes” de Jean Poirier e “Dizionario Universale del Natale” de Cláudio Corvino.

 

Este texto não segue o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Creusa Raposo, Licenciada em Património Cultural e mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores/ SIAA/ creusamsr@gmail.com

Foto com direitos reservados. www.letraslavadas.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *