GEOPARKS AS AN EDUCATIONAL AGENTS – TURQUIA (c/ vídeo)

251224546_2408371175960828_2110464152846619739_n

A Escola Básica e Secundária da Calheta (São Jorge – Açores) juntou-se ao primeiro projeto Erasmus K2 sobre o tema Geoparques da Europa e tem como parceiros os seguintes países: a Croácia, a Espanha, a Roménia, a Grécia e a Turquia. O objetivo é conhecer os Geoparques, mas também sensibilizar para a importância da proteção do património natural e implementar os Geoparques no conteúdo pedagógico da escola.

O projeto é executado pelos Professores Pedro Silva (TIC), Mónica Alvernaz (Educação Física), Sónia Machado (Educação Física), Ruben Serpa (Geografia) e Isália Pinto (Biologia/ Geologia) com os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade.

 

A rede de Geoparques Mundiais da UNESCO consiste em áreas de património geológico e geomorfológico de importância internacional. O objetivo do programa de Geoparques Mundiais da UNESCO é proteger os valores geológicos, geomorfológicos, mas também outros valores do geoparque, bem como administrar a área através da educação e implementação de atividades de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável e para o benefício da comunidade.

Os seguintes geoparques estão incluídos neste projeto Erasmus K2:

  • Kalu Salihli (Turquia)
  • Lesbos (Grécia)
  • Açores (Portugal)
  • Papuk (Croácia)
  • El Hierro (Espanha)
  • Țara Hațegului (Romênia)

 

O projeto começou em setembro de 2020 e, devido à pandemia Covid-19, no ano letivo de 2020/2021 foi realizado online através de uma série de atividades eTwinning. Durante o primeiro ano do projeto, inúmeras colaborações foram estabelecidas entre escolas parceiras – várias reuniões online, reuniões de estudantes e apresentações, fazendo brochuras sobre geoparques, cozinhando pratos tradicionais, pintando geoparques, plantando árvores, marcando datas ecológicas importantes, envolvimento em eco- ações e similares. Pelo projeto implementado com sucesso foi atribuído o selo de qualidade nacional e europeu.

Este ano letivo, professores e alunos iniciaram um novo projeto eTwinning, que é uma continuação do ano passado, mas também a mobilidade planeada. Em outubro, conseguiram sua primeira mobilidade para a Turquia. Três professores da Escola Básica e Secundária da Calheta participaram dessa mobilidade. Além de conhecerem as características geográficas e sócio-geográficas do Geoparque Kula Salihli, conheceram os sítios geológicos de toda a área. Foram apresentados ao Geoparque pelos anfitriões, mas também pelos funcionários e guias do próprio Geoparque.

 

Durante a sua visita à Turquia, também marcaram o dia Erasmus na escola de acolhimento. Durante aquele dia, eles plantaram uma árvore que simbolizará cooperação e esperança de crescer, bem como cooperação mútua. Também pintaram, com os alunos da escola de acolhimento, uma parede que ficará para eles como uma recordação desta mobilidade.

 

Para a escola, foi uma experiência maravilhosa não só conhecer uma nova área, mas também conhecer uma cultura e um estilo de vida diferentes.

Durante esta mobilidade, acordaram as datas de outras mobilidades, atividades do projeto eTwinning, a forma como irão implementar os geoparques nos currículos das disciplinas individuais e atividades que lhes são deixadas no projeto Erasmus K2.

 

Coordenador Erasmus – Pedro Silva

 

05.11.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *