Cabido da Sé de Angra tem quatro novos cónegos.
O anúncio foi feito este domingo pelo Deão, cónego João Maria Mendes, na celebração da festa de restabelecimento do Cabido, que tem como padroeira Nossa Senhora de Lourdes
O cabido da Sé de Angra tem quatro novos cónegos capitulares anunciou esta tarde o Deão da Sé, cónego João Maria Mendes. São eles os padres Jaime Silveira, atual Pároco de São Bento (ilha Terceira); Monsenhor Cónego António Manuel Saldanha e Albuquerque, secretário do Studium do Dicastério das Causas dos Santos, em Roma; Padre Manuel António das Matas Santos, Pároco da Calheta (Ilha de São Jorge) e o padre João António Bettencourt das Neves, pároco das Lajes e Ouvidor do Pico.
A criação de novos cónegos deve-se ao facto de terem ficado vagos quatro lugares, um devido a morte súbita do padre Ângelo Valadão, anterior Deão do Cabido e os outros três sacerdotes terem passado por idade à condição de eméritos.
Esta foi a explicação dada pelo cónego João Maria Mendes, depois de fazer de forma breve a história deste Cabido Catedralício, fundado pela mesma Bula que criou a Diocese de Angra, em 1534, promulgada pelo Papa Paulo III, Aequum Reputamus.
ESCLARECIMENTO: Nas redes sociais circula o entendimento (mas mal) que o Padre Manuel António se irá ausentar da Ilha de São Jorge, o que não é correto. Foi nomeado cónego da Sé de Angra, sim, mas continuará entre nós na Ilha de São Jorge.
Igreja Açores | Info-Fajãs TV
Mark Marques
18.02.2025