Vasco Cordeiro recebeu Associação de Surdos de São Miguel

0181

O Presidente do Governo dos Açores recebeu ontem, em Ponta Delgada, a Associação de Surdos de São Miguel, uma reunião que considerou “muito esclarecedora e muito produtiva” por permitir analisar um conjunto de matérias relacionadas com o reforço da integração destes cidadãos.

 

“Há trabalho a fazer, sobretudo naquele que é um fator básico de integração desta comunidade e que tem a ver com a comunicação e com a educação. Ou seja, com o dar condições para que os cidadãos que têm esses desafios possam ter, no âmbito do Sistema Educativo, as respostas que lhes permitam realizar todo o seu potencial”, afirmou Vasco Cordeiro após o encontro, que contou com a presença de representantes da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou que este encontro permitiu, assim, identificar a necessidade de ajustamentos em alguns aspetos ao nível da capacidade de resposta que o Sistema Educativo Regional dá aos cidadãos surdos, no sentido de poder, efetivamente, ter a capacidade plena de contribuir para a sua formação e para a sua qualificação.

 

“Há um conjunto de outras matérias, que se prendem mais com fatores de integração. E a barreira da comunicação é, talvez, o primeiro e o principal obstáculo. Da parte das entidades públicas há, sobretudo, o dever acrescido de poder dar resposta e de criar as condições para que o derrube desta barreira da comunicação aconteça de forma de forma definitiva”, frisou Vasco Cordeiro.

GaCS/PC / Mark Marques | Info-Fajãs

26.11.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *