Prevenção é prioridade do Governo na saúde, afirma Rui Luís Secretário Regional da Saúde

0184

O Secretário Regional da Saúde afirmou, em Angra do Heroísmo, que a prevenção, nas suas múltiplas dimensões, é uma prioridade do Governo dos Açores para potenciar melhores níveis de saúde e bem-estar aos Açorianos.

 

Rui Luís, que falava sexta-feira no encerramento do I Fórum Regional: Carta Aberta à Prevenção, salientou que o sistema de saúde assenta em três pilares, que são “os cuidados primários, os cuidados hospitalares e os cuidados continuados”, sublinhando que é no primeiro pilar que se enquadra a prevenção, como instrumento essencial para todos os ganhos em saúde.

 

“A prevenção terá que ser um investimento a médio e longo prazo”, afirmou Rui Luís, defendendo a importância de “termos, de uma vez por todas, um investimento forte – e não um custo –, ao nível da educação para a saúde”, para que, além das escolas, onde esse esforço já existe, se crie em toda a sociedade uma “cultura de prevenção”.

 

O Secretário Regional alertou, no entanto, para dois desafios que este objetivo enfrenta, nomeadamente a necessidade de se trabalhar “de forma multidisciplinar”, agregando diversos departamentos do Governo, entre os quais apontou as direções regionais da Saúde, da Prevenção e Combate às Dependências, da Educação, da Juventude, do Desporto e da Solidariedade Social.

 

Ultrapassado esse desafio, acrescentou Rui Luís, “poderemos avançar para o segundo, que é trabalharmos todos em rede, uma verdadeira rede, sabendo que juntos somos mais”, referindo-se às instituições da sociedade civil que estão empenhadas em colaborar neste esforço de prevenção.

 

O I Fórum Regional: Carta Aberta à Prevenção, uma iniciativa da Casa do Povo de Santa Bárbara, apoiada pelo Governo dos Açores, contou com a participação de instituições de toda a Região.

GaCS/FA / Mark Marques | Info-Fajãs

26.11.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *