Aumento do turismo nos Açores exige “esforço de preservação do património natural”, defende André Bradford

unnamed

“Conseguir equilibrar as exigências ambientais e de preservação, com a natural procura turística”, é um dos desafios que André Bradford assume/identifica para os próximos quatro anos. O líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista defende que é necessário fazer um “esforço de preservação do património natural, sobretudo tendo em conta a carga turística que tem aumentado em locais de visitação, quase, obrigatória”. As declarações foram proferidas esta segunda feira à tarde, depois da visita ao interior Furna do Enxofre, na Graciosa, onde decorrem as primeiras jornadas parlamentares que o PS realiza nesta legislatura.

Durante os próximos quatro anos os deputados socialistas pretendem “em cada ilha, chamando a atenção para a valia do património natural, visitar locais emblemáticos que tenham sido devidamente aproveitados e recuperados para poderem ser visitados numa experiência que valoriza também a oferta turística da região”.

“A Graciosa, tendo crescido cerca de 28% no número de turistas este ano, é um bom exemplo de que o sistema de acessibilidades aéreas existente, envolvendo as companhias de baixo custo e as rotas de serviço público, permite que o aumento da procura se reflita um pouco por todas as ilhas”. Ainda que esse crescimento não seja uniforme, no “balanço global”, verifica-se que “há uma vantagem genérica e distribuída por todas as ilhas”.

Os dados mais recentes confirmam o crescimento do turismo na Região, com os proveitos totais a aumentar 30%, em termos homólogos. Também entre janeiro e setembro, registaram-se aumentos nos principais mercados emissores, Portugal, Alemanha e EUA de, respetivamente,  19,2%, 15,5% e 56,8%.

GPPS / Mark Marques | Info-Fajãs

13.12.2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *