Governos da Região e da República revêm acordos de cooperação na área da saúde

26028

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Lisboa, que os acordos celebrados entre a Região e a República vão passar a constar num único protocolo, que deverá estar concluído dentro de um mês.

Rui Luís, que falava no final de um encontro com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, salientou que esta alteração “traz benefícios ao nível do acesso a base de dados nas áreas dos sistemas de informação, da telemedicina, da deslocação de médicos, das compras centralizadas e da prescrição de medicamentos”.

O Secretário Regional revelou ainda que a assistência médica prestada aos Açorianos em Portugal continental vai sofrer alterações, de forma a otimizar e melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes deslocados.

O titular da pasta da Saúde salientou, por outro lado, que “os Açores têm condições para receber mais internos e pretendem potenciar essa capacidade”, tendo solicitado ao ministro que “tenha em consideração essas capacidades na atribuição das idoneidades formativas aos serviços”.

Os incentivos à fixação de médicos na Região também fizeram parte da agenda deste encontro que, segundo Rui Luís, “permitiu estreitar o relacionamento entre a Secretaria Regional e o Ministério da Saúde, de modo a proporcionar uma melhor articulação entre os dois organismos e os seus serviços dependentes”.

No encontro, que decorreu no Ministério da Saúde, foi também transmitida a intenção de aumentar a participação dos organismos regionais em grupos de trabalho e comissões em matérias comuns ao Serviço Regional de Saúde e ao Serviço Nacional de Saúde.
GaCS/MS / Mark Marques | Info-Fajãs

27.01.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *