ÓRGÃOS DE PODER LOCAL TOMAM POSSE NA CALHETA – ASSEMBLEIA MUNICIPAL E CÂMARA MUNICIPAL – Ilha de São Jorge (c/ reportagem fotográfica)

2

Ontem dia 23 (segunda-feira) foi a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e Câmara Municipal da Calheta, cerimónia que decorreu na Sociedade Estímulo, na Vila da Calheta.

Tomaram posse os 20 membros da Assembleia Municipal, bem como o Presidente da Câmara Municipal e os quatro Vereadores.

Décio Pereira, edil reeleito referiu no seu discurso o passado e daquele que considerou ser um “trajeto difícil”, devido ao saneamento financeiro, mas fez questão de relembrar que dentro de dois anos a autarquia já terá concluído o processo de saneamento e que se avizinha um futuro promissor para o concelho da Calheta.

Membros que tomaram posse:

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

GRUPO MUNICIPAL DOS INDEPENDENTES “DAR VIDA AO CONCELHO”
Dário Nascimento
Rui Silva
Lisandra Alves
Emanuel Fontes
Ricardo Mariante
Osvaldo Aniceto
Hélder Martins
Luís Paiva
Durvalino Azevedo (Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca)
Paula Borges (Presidente da Junta de Freguesia de Santo Antão)

GRUPO MUNICIPAL DO PS
Rogério Veiros
Lopo Santos
André Enes
Adroaldo Mendonça (Presidente da Junta de Freguesia do Norte Pequeno)
Lisandro Bettencourt (Presidente da Junta de Freguesia do Topo)
Nuno Silveira (Presidente da Junta de Freguesia da Calheta)

GRUPO MUNICIPAL DO PSD
Sara Marques
Aires Reis

REPRESENTAÇÃO MUNICIPAL DOS INDEPENDENTES “RENASCER DO CONCELHO”
Joseph Pereira

CÂMARA MUNICIPAL
Décio Pereira – Presidente (Independentes Dar vida ao concelho)
António Aguiar – Vereador (Independentes Dar vida ao concelho)
Vanda Oliveira – Vereadora (Independentes Dar vida ao concelho)
Victor Fernandes – Vereador (Independentes Renascer do concelho)
Bernardete Lemos – Vereadora (Independentes Dar vida ao concelho)

ELEIÇÃO DA MESA DA ASSEMBLEIA

Após a tomada de posse dos órgãos autárquicos do concelho da Calheta realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal da Calheta, que teve como ponto único a eleição da mesa da Assembleia, ficando novamente Dário Nascimento como presidente e sendo os Secretários também eles do Grupo de Cidadãos Independentes “Dar Vida ao Concelho”, nomeadamente Rui Silva e Lisandra Alves.

No início da reunião, o presidente da mesa cessante, Dário Nascimento, começou por propor que a votação fosse feita por meio de listas, tendo logo surgido outra hipótese pelo Grupo Municipal do PS que pretendia que a votação fosse uninominal, ou seja, com a indicação de um nome para presidente da mesa, indicando o PS o nome do seu cabeça de lista, Rogério Veiros.

No entanto, a votação dos deputados municipais ditou que o sufrágio seria feito por lista e não de forma uninominal. Os Independentes Dar Vida ao Concelho apresentaram a sua lista com Dário Nascimento para Presidente da mesa e Rui Silva e Lisandra Alves como secretários. Ora, os restantes grupos municipais, do PS, PSD e a Representação Municipal dos Independentes Renascer do Concelho ainda pediram um intervalo de forma a apresentar uma lista que surgiu pelo PS que pretendia uma mesa tripartida com Rogério Veiros como Presidente da mesa, Dário Nascimento como Secretário e outro membro do Grupo Municipal do PSD como 2º Secretário. Contudo, o convite foi declinado pelos Independentes “Dar Vida ao Concelho” e apenas a primeira lista apresentada seguiu para votação.

Posto isto, a lista dos Independentes “Dar Vida ao Concelho” com Dário Nascimento como presidente da Mesa e Rui Silva e Lisandra Alves como Secretários foi a vencedora com 11 votos a favor, sete votos contra e duas abstenções.

No final da reunião, Dário Nascimento fez saber que a Assembleia estará atenta às decisões e medidas do executivo camarário apesar de ambos serem do Grupo de Independentes Dar Vida ao Concelho. Dário Nascimento diz estar otimista no trabalho da Assembleia para os próximos quatro anos.

O presidente da Assembleia Municipal garantiu que não haverá benevolência.
A Assembleia Municipal da Calheta é, então, constituída por sete deputados do Grupo Municipal do PS, dois deputados do Grupo Municipal do PSD, um deputado da Representação Municipal dos Independentes “Renascer do Concelho” e 10 deputados do Grupo Municipal dos Independentes “Dar Vida ao Concelho”, sendo que três deles fazem parte da mesa da Assembleia.

Texto – Mark Marques / Liliana Andrade
Fotografias – Mark Marques
Info-Fajãs – 24.10.2017

Para ver reportagem fotográfica completa, clique em:

https://www.facebook.com/pg/mark.marques2016/photos/?tab=album&album_id=1739178419709080

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *