Governo dos Açores investiu 22 milhões de euros em respostas sociais de apoio à infância e juventude

170353

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, na Ribeira Grande, que o Governo dos Açores investiu, no ano passado, na área da infância e juventude, “cerca de 22 milhões de euros, abrangendo mais de 60 creches dispersas por toda a Região, com capacidade de resposta para mais de 2.300 crianças”.

Andreia Cardoso, que falava na abertura das X Jornadas da Infância – I Fórum Internacional, dedicadas à vivência da criança na creche, destacou alguns dos projetos em curso na ilha de S. Miguel, como é o caso da Creche Joaninha, da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, assim como equipamentos semelhantes que se encontram em desenvolvimento nos concelhos da Povoação, Lagoa e Vila Franca do Campo.

“Há muito que a educação da criança deixou de pertencer à esfera familiar, abrangendo também novos parceiros, tornando ainda mais importante a garantia de que os cuidados prestados sejam assegurados com qualidade e segurança nas instituições que os pais elegem para servir os seus filhos”, frisou Andreia Cardoso.

Na sua intervenção, a Secretária Regional salientou que, apesar de atualmente se atravessar um tempo que requer uma grande prioridade no investimento imediatamente reprodutivo e gerador de emprego, o Governo dos Açores “vai continuar a empenhar-se no esforço dedicado ao apoio às famílias e à formação das crianças e dos jovens”.

Para Andreia Cardoso, “reduzir as desigualdades na infância, investindo nas creches e na educação pré-escolar é fundamental na estratégia regional de combate à pobreza e exclusão social”.

A Secretária Regional referiu ainda o “enorme contributo” de iniciativas como a que decorre hoje para o progresso nesta área, frisando que “permitem partilhar boas práticas e melhorar, de forma consistente e progressiva, a formação dos recursos humanos”.

GaCS/LM / Mark Marques | Info-Fajãs

27.01.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *