Parques Naturais dos Açores assinalam o Dia Mundial das Zonas Húmidas

DSCF0006

A Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais dos Açores, assinala quinta-feira, 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas para promover o conhecimento da sua importância e apelar à sua valorização e conservação.

Este ano, as comemorações estão subordinadas ao tema “A importância das zonas húmidas para redução do risco de catástrofes naturais“, tendo em vista sensibilizar a comunidade para a importância destes ecossistemas na prevenção de desastres naturais.

Uma zona húmida reduz o risco de inundações e de erosão de terrenos porque a sua vegetação absorve a água e liberta-a lentamente no solo.

Para assinalar este dia, os Parques Naturais dinamizam diversas atividades de sensibilização ambiental em escolas, centros ambientais e em algumas Zonas Húmidas existentes no arquipélago que estão classificadas como ‘Sítios Ramsar’.

No âmbito destas comemorações será disponibilizado um jogo educativo para as escolas que pretende, de forma lúdica, contribuir para que as crianças conheçam a importância da preservação destas áreas protegidas, essenciais para o equilíbrio do ciclo da água, reforçando que, ao salvaguardar este recurso, se protege a diversidade de vida, plantas e animais e o bem-estar do Homem.

As atividades dirigidas à população podem ser consultadas no sítio dos Parques Naturais dos Açores (http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/), bem como na sua página na rede social Facebook.

GaCS/HMB / Mark Marques | Info-Fajãs

01.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *