DEPUTADO ANDRÉ RODRIGUES (PS) APRESENTA VOTO DE CONGRATULAÇÃO / 25 ANOS DA CONFRARIA DO QUEIJO SÃO JORGE.

16730455_1409478165790183_7226675277875900035_n

VOTO DE CONGRATULAÇÃO (texto na integra)
Bodas de Prata da Confraria do Queijo São Jorge e conquista de prémios de qualidade a nível Nacional

A Confraria do Queijo São Jorge, uma entidade sem fins lucrativos, tem como seu principal objetivo a defesa, a promoção e a dignificação do termo Denominação de Origem Protegida Queijo São Jorge (DOP), bem como da Região Demarcada onde é produzido o leite utilizado no queijo. A Confraria celebrou no passado mês de novembro, 25 anos de vida dedicados ao serviço do principal setor produtivo da Ilha de São Jorge.

Foi constituída por escritura pública, a 22 de novembro de 1991, tendo sido reconhecida como o Organismo Privado de Controlo e Certificação do Queijo São Jorge – DOP, a 22 de novembro de 1994, por nomeação do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas. É responsável por proceder, de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis, à certificação e controlo dos queijos produzidos pelos produtores da Região Demarcada.

O processo de certificação do Queijo São Jorge – DOP é realizado através de prova sensorial, e para tal a confraria dispõe de um painel de provadores, devidamente qualificado e treinado. O processo de controlo é feito principalmente através de auditorias e análises periódicas às três cooperativas produtoras de Queijo São Jorge.

No dia 19 de agosto de 2016, a Confraria do Queijo São Jorge, foi acreditada pelo Instituto Português de Acreditação, segundo os novos referenciais, estando esta motivada, e empenhada, na execução de uma adequada manutenção do seu sistema de acreditação, de modo a garantir a máxima qualidade na realização das suas tarefas, tendo sempre como principal objetivo a preservação do produto de excelência, que é o Queijo São Jorge – DOP.

São 25 anos de história, de trabalho e de empenho na preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo São Jorge – DOP, motivo de orgulho para os jorgenses e para a Região Autónoma dos Açores.

No final do ano de 2016, o queijo Lourais, da Cooperativa Agrícola de Lacticínios dos Lourais, conquistou o primeiro prémio, na categoria Ilha, na oitava edição do Concurso de Queijos de Portugal, concurso de referência que premeia, todos os anos, o que de melhor se faz na área da indústria de lacticínios. O queijo Beira e o queijo Topo também foram premiados, na mesma categoria, com uma menção honrosa.

Por sua vez, o queijo São Jorge DOP 12 meses foi distinguido no Great Taste Awards Portugal com o prémio 3 estrelas, pela sua qualidade excecional, permitindo a sua promoção junto de profissionais e consumidores, contribuindo para projetar ainda mais a sua notoriedade como produto único e de excelência. O queijo São Jorge DOP 7 meses também foi distinguido com o prémio 1 estrela.

Ao longo da história, o queijo São Jorge soube percorrer o seu caminho de fabrico de um produto de referência nacional e internacional e os recorrentes, e constantes, prémios de qualidade são motivos de satisfação e de orgulho para todos os Jorgenses e Açorianos, o que nos permite concluir, que o coração das unidades de transformação, as salas de produção, continuam a responder e a honrar a longa história do queijo São Jorge.

Permite, de igual modo, constatar que o percurso necessário da reestruturação das unidades de transformação, para cumprir as exigências do mercado alimentar, da certificação, do controlo de qualidade e dos desafios da comercialização, e distribuição, não vieram alterar a qualidade deste produto de excelência e de sabor único.

Face aos novos desafios com que o queijo de São Jorge se confronta, é necessário continuar a garantir a qualidade do leite, a qualidade e a eficiência das salas de produção, uma gestão eficiente de forma a garantir os níveis de confiança de todos, e redobrar esforços na comercialização.

Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário do dia 16 de fevereiro de 2017, emita o seguinte voto de congratulação:

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto da Confraria do Queijo de São Jorge ter celebrado as suas bodas de prata em novembro de 2016 e pelo facto do Queijo de São Jorge ter conquistado prémios de qualidade a nível nacional.

Esta congratulação é extensiva a todos os confrades, funcionários, dirigentes que ao longo destes últimos 25 anos dedicaram o seu trabalho e empenho em prol da qualidade do Queijo São Jorge, mas acima de tudo em prol do desenvolvimento socioeconómico e cultural da Ilha de São Jorge.

Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Confraria do Queijo São Jorge, à Direção e Assembleia Geral da UNIQUEIJO, às Assembleias Municipais de Velas e Calheta.

 

GPPS / Mark Marques | Info-Fajãs

16.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *