PS quer Região a beneficiar com o CETA já em Abril

unnamed

Os deputados do PS eleitos pelos Açores na Assembleia da República, Carlos César, Lara Martinho, João Castro regozijaram-se hoje com a aprovação do Acordo Abrangente de Comércio e Economia entre o Canadá e a União Europeia (CETA, na sigla em inglês) pelo Parlamento Europeu e acreditam que o arquipélago vai beneficiar desta parceria já em Abril, altura em que começa a ser aplicado provisoriamente.

O acordo, assinado no final de outubro de 2015, terá de ser ratificado por mais de 30 parlamentos nacionais e regionais. Ainda assim, a vice-presidente da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República está convicta de que Portugal pode ser um dos primeiros a dar um passo em frente, o que trará benefícios para país e, em especial, para a Região Autónoma.

Lara Martinho lembrou as relações históricas entre os Açores e o Canadá, que não se refletem, porém, nas trocas comerciais. “Apesar de toda a convergência, os fluxos comerciais de Portugal com o Canadá, no que respeita às exportações, não chegam a 1%”, lamentou.

“O estabelecimento de uma relação económica privilegiada com o Canadá poderá alterar esta realidade, através deste Acordo Económico e Comercial Global que poderá alavancar e dinamizar o comércio externo português” afirmou ainda, prevendo que “o CETA potencie um crescimento das trocas comerciais entre União Europeia e o Canadá na ordem dos 23%”.

A deputada tem especial expectativa no que toca à abertura do mercado canadiano aos lacticínios da Região, “num momento em que se revela tão importante encontrar mercados que permitam escoar o excesso da oferta existente”. Lembra ainda que está resolvida a questão da proteção do Queijo de São Jorge, um dos casos de produtos portugueses em que é permitido o uso do nome na sua tradução em inglês, mas “sem induzir o consumidor em erro quanto à sua origem”.

GPPS / Mark Marques | Info-Fajãs

16.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *