Governo dos Açores apoiou 254 restaurantes e unidades hoteleiras na aquisição de mais de 10 ME de produtos regionais

acores1

O Vice-Presidente do Governo revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que a Região, através do Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Regionais, já apoiou 254 restaurantes e unidades hoteleiras na aquisição de mais de 10 milhões de euros de produtos açorianos.

“Posso hoje anunciar que foram aprovadas no âmbito deste programa 1.041 candidaturas de 254 restaurantes ou unidades hoteleiras da Região, o que correspondeu a uma comparticipação na aquisição de mais de 10 milhões de euros de produtos açorianos e a um apoio superior a um milhão de euros”, afirmou Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente, que falava na primeira cerimónia de distinção de empresas que utilizaram o máximo de apoios previstos no âmbito deste programa criado em 2013, salientou que importa assinalar o “sucesso e os excelentes resultados”, assim como a adesão e o empenho das empresas a esta iniciativa, que teve o objetivo de estimular a aquisição de produtos dos Açores.

“Comprar e consumir produtos dos Açores é também gerar e criar emprego”, frisou Sérgio Ávila.

Nesse sentido, salientou os três vetores da estratégia que tem vindo a ser seguida, designadamente ao nível do fomento da exportação e através da “ativação e promoção da Marca Açores”, por via de “um conjunto de iniciativas de colocação de produtos noutros mercados e que tem resultado num grande aumento da exportação”.

O segundo e terceiro vetores, segundo Sérgio Ávila, referem-se ao consumo interno, por parte dos Açorianos, e ao consumo por quem visita o arquipélago, considerando que esse “é o grande desafio que se coloca também ao turismo nos Açores”.

Por um lado, afirmou o governante, “reforçar o crescimento, mas, particularmente, que esse crescimento se faça com cada vez mais impacto na economia” e de forma a que “o efeito multiplicador na criação de emprego e na riqueza gerada pelo turismo seja maior”.

Reafirmando o sucesso do programa de apoio à aquisição de produtos regionais, Sérgio Ávila anunciou que, considerando a implementação a partir de 2015 da Marca Açores, a portaria que regula as candidaturas vai ser alterada na próxima semana.

“Hoje posso anunciar que existem 1.671 produtos com a Marca Açores e, face a esta realidade, vamos alterar já no início da próxima semana este programa, passando a comparticipação pela aquisição de produtos a dirigir-se nos mesmos termos e nas mesmas percentagens à aquisição de produtos que tenham a Marca Açores”, afirmou o Vice-Presidente.

Esta medida permite, segundo Sérgio Ávila, “reforçar a valorização da Marca Açores e a marca identitária da Região e dos produtos açorianos”.

GaCS/OG / Mark Marques | Info-Fajãs

17.02.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *